Se é filho de peixe, o mais certo é saber nadar
On 26 June, 2019 2019 | Editorial Note Comments Off on Se é filho de peixe, o mais certo é saber nadar No tags
Campanha Expo 98 “Venha Mergulhar no Futuro”, de Miguel Fernandes, António Antunes e José Neto
Diz o provérbio português, na tentativa de justificar que muitos são os filhos que seguem as pisadas dos pais. Geralmente com perfis profissionais semelhantes, o carimbo entre eles é certamente mais denso que apenas um gosto comum profissional, mergulhando mais a fundo, são os traços de personalidade e a genética que também questionamos. Mas estarão todos estes elementos ligados para explicar por que razão pode um peixe ser padrão dos seus antepassados?
Num mês em que damos especial atenção à última lição da Professora Maria do Céu Machado, fomos perguntar à sua filha Catarina Gouveia se ser Pediatra é uma questão de genética, ou mero acaso de uma paixão coincidente.
E o que sente o Miguel Brito Lança, aluno do 4º ano de Medicina, quando pisa os corredores de um Hospital onde o seu avô tanto caminhou, enquanto médico Internista a tentar ajudar os seus doentes?
Neste mês o cordão umbilical não é apenas o de sangue, mas une pessoas muito diferentes que têm projetos comuns.
Um mês depois da 13ª Edição do PhD Student’s Meeting pedimos a dois dos elementos da Comissão Organizadora, a Eunice e o Filipe, que nos falassem da importância de comunicar cada vez mais este Programa. A medir os índices de sucesso deste Programa Doutoral do CAML, e para nos explicar o seu mais fiel propósito, conversámos com Rui Victorino, o Professor de Medicina Interna por excelência e um dos grandes defensores que a clínica e a investigação evoluem se caminharem juntos.
É precisamente nessa ondulação da medicina com a investigação que o GAPIC promove, ano após ano, bolsas e incentiva os seus alunos a pensar fora das suas águas mais confortáveis, aprendendo a desenvolver projetos próprios, com a ajuda de mentores científicos. Este mês várias são as candidaturas que anunciamos e que ainda decorrem. Para o mês que vem é dos 30 anos do GAPIC que lhe falaremos mais a fundo.
Recentemente designado Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia e com essa missão para os próximos dois anos, pedimos uma reação ao nosso Professor Rui Tato Marinho, com quem teremos uma entrevista mais alargada para o próximo mês.
Não só de fígado se fala por cá, numa conversa a três, a doença de Parkinson subiu a palco no Grande Auditório da Faculdade e sob o olhar sábio de mais um dos nossos Professores, Joaquim Ferreira, abriram-se novos ângulos da doença, entre a investigadora Luísa Lopes e com o depoimento do paciente Paulo Teixeira Pinto.
Após nova tomada de posse dos Órgãos Sociais da AEFML e assumindo José Rodrigues o novo papel de Presidente, não poderíamos deixar de o conhecer e perceber que correntes segue novo cardume para o mandato 2019/2020. Por águas mais quentes e agitadas andará Sebastião Martins, aluno do 6º ano, que se desloca até à Grécia para ajudar alguns refugiados, mas também ele precisa da nossa ajuda, veja como!
Não perca ainda a parte II da História do ensino da Medicina porque é ele que explica parte dos perfis que lhe contamos aqui. O resto? Explica a ciência, ou a fórmula química, mas nunca o acaso. Porque até o acaso tem método explicativo.
Joana Sousa
Equipa Editorial