• Newsletter
  • Search
  • Contacto
  • Home (next newsletter)
  • Home
  • News # 80 | Jun. 2018
  • News # 81 | Jul. 2018
  • News # 82 | Set. 2018
  • News # 83 | Oct. 2018
  • News # 84 | Nov. 2018
  • News # 85 | Dec. 2018
  • News # 86 | Jan. 2019
  • News # 87 | Feb. 2019
  • News # 88 | Mar. 2019
  • News # 89 | Apr. 2019
  • News # 90 | May. 2019
  • News # 91 | Jun. 2019
  • News # 92 | Jul. 2019
  • News # 93 | sep. 2019
  • Newsletters
    • 2008 – 2009
      • News # 1 | nov. 2008
      • News # 10 | nov/dez. 2009
      • News # 2 | dec. 2008
      • News # 3 | jan/fev. 2009
      • News # 4 | mar. 2009
      • News # 5 | abr. 2009
      • News # 6 | mai/jun. 2009
      • News # 7 | jul. 2009
      • News # 8 | ago/set. 2009
      • News # 9 | out. 2009
    • 2010 – 2011
      • News # 11 | jan/fev. 2010
      • News # 12 | mar. 2010
      • News # 13 | abr. 2010
      • News # 14 | mai. 2010
      • News # 15 | jun/jul. 2010
      • News # 16 | ago/set. 2010
      • News # 17 | out/nov. 2010
      • News # 18 | dez. 2010
      • News # 19 | jan/fev. 2011
      • News # 20 | mar/abr. 2011
      • News # 21 | mai/jun. 2011
      • News # 22 | jul/ago. 2011
      • News # 23 | set/out. 2011
      • News # 24 | nov/dez. 2011
    • 2012 – 2013
      • News # 25 | jan. 2012
      • News # 26 | fev/mar. 2012
      • News # 27 | jun. 2012
      • News # 28 | ago. 2012
      • News # 29 | set/out. 2012
      • News # 30 | nov/dez. 2012
      • News # 31 | jan. 2013
      • News # 32 | mar. 2013
      • News # 33 | abr. 2013
      • News # 34 | mai. 2013
      • News # 35 | jun. 2013
      • News # 36 | set. 2013
      •  News # 37 | out. 2013
      • News # 38 | nov/dez. 2013
    • 2014 – 2015
      • News # 39 | jan/fev. 2014
      • News # 40 | mar. 2014
      • News # 41 | abr/mai. 2014
      • News # 42 | jun/jul. 2014
      • News # 43 | set. 2014
      • News # 44 | out/nov. 2014
      • News # 45 | dez. 2014
      • News # 46 | jan. 2015
      • News # 47 | fev. 2015
      • News # 48 | abr. 2015
      • News # 49 | mai. 2015
      • News # 50 | jun. 2015
      • News # 51 | set. 2015
      • News # 52 | out. 2015
      • News # 53 | dez. 2015
    • 2016 – 2017
      • News # 54 | jan. 2016
      • News # 55 | fev. 2016
      • News # 56 | mar. 2016
      • News # 57 | abr. 2016
      • News nº 58 | may 2016
      • News # 59 | jun. 2016
      • News # 60 | jul. 2016
      • News # 61 | set. 2016
      • News # 62 | out. 2016
      • News # 63 | nov/dez. 2016
      • News # 64 | jan. 2017
      • News # 65 | fev. 2017
      • News # 66 | mar. 2017
      • News # 67 | apr. 2017
      • News # 68 | may 2017
      • News # 69 | jun. 2017
      • News # 70 | jul. 2017
      • News # 71 | set. 2017
      • News # 72 | out. 2017
      • News # 73 | nov. 2017
      • News # 74 | dez. 2017
    • 2018
      • News # 75 | jan. 2018
      • News # 76 | fev. 2018
      • News # 77 | mar. 2018
      • News # 78 | abr. 2018
      • News #79 | May 2018
  • Subscribe Newsletter
My Company
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News # 73 | nov. 2017
      • News # 72 | out. 2017
      • News # 70 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto
Main Menu
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News # 73 | nov. 2017
      • News # 72 | out. 2017
      • News # 70 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto

Progress Testing – O novo método de avaliação que pode pôr cada aluno à prova

By Joana Ferreira de Sousa On 27 March, 2019 2019 | FMUL News Comments Off on Progress Testing – O novo método de avaliação que pode pôr cada aluno à prova No tags

É já sabido por todos que, depois de terminarem a formação pré-graduada, os alunos de Medicina  candidatam-se à formação especializada. Para tal têm de prestar provas. Mas o formato dessa prova mudou.

Do célebre e temido teste Harrison, o exame tinha como bibliografia um só livro, que recebeu precisamente o nome do cardiologista Tinsley Harrison. Agora, na prova nacional de seriação de acesso à especialidade, as perguntas passam a assumir um contexto diferente, com uma abordagem mais próxima da clínica.

Mas há mais diferenças, das antigas 100 perguntas baseadas num só livro e com um tempo de prova de 150 minutos, a partir deste ano as perguntas aumentam para 150, proporcionalmente aumentando também a duração da prova.

Sempre atento ao que se passa no país e como Presidente do Conselho Pedagógico (CP) e em trabalho de consonância com o Departamento de Educação Médica (DEM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Professor Joaquim Ferreira entendeu que era tempo de reagir e preparar os alunos de Medicina para o embate real. Surgiu assim a ideia do Progress Testing. Um projeto que apesar do próprio reforçar que não é ideia sua original, é por ele incentivado, iniciando assim o seu processo de implementação.

“Esta nova forma de avaliar coloca um desafio a todas as Universidades. O nosso objetivo principal é formar médicos competentes, mas não podemos desvalorizar todos os outros fatores que podem condicionar o futuro dos nossos alunos. Julgamos também que este exame estimula um pensamento clínico e permite que o corpo docente valorize mais as metodologias de avaliação”.

Mas do que falamos quando falamos do Progress Testing?

Baseia-se num conceito já existente em que os alunos de vários anos, mas dentro do mesmo programa curricular, são sujeitos a um mesmo teste. É apenas um processo informativo para a Escola e para os alunos através de uma autoavaliação.

Créditos: Pexels

E como refere, “o carácter formativo do Progress Testing não é menos importante pois permite analisar os seus próprios conhecimentos”. Joaquim Ferreira acrescenta, “os alunos poderão ainda ir exercitando a sua gestão de stress, estando psicologicamente mais preparados para o dia real do Exame de Admissão à Formação Especializada”.

Créditos: Pexels

No final de 2018 foi feito um teste piloto com esta fórmula de exame, mas o exame efetivo ocorre este ano em meados de outubro / novembro.

Os primeiros alunos do 6º ano de Medicina serão os primeiros a serem sujeitos a este novo exame.

Em vez de perguntas clássicas de memorização, agora é apresentado um caso clínico, descrito numa linguagem acessível e feita uma pergunta curta, apresentando várias opções de resposta, “todas elas devem ser plausíveis, mas uma claramente deve ser melhor do que as outras”, acrescenta o Professor.

A decisão de implementar o Progress Testing na FMUL foi tomada há cerca de um mês e terá aplicabilidade já a 27 de abril. “O que decidimos foi avançar com este modelo que vai ser facultativo,  vamos convidar todos os alunos do 1º ao 6º ano. Sabemos que a  pergunta clássica é se um aluno do 1º ano saberá responder a um caso clínico quando ainda está numa fase inicial da sua formação. A resposta é, sim! Nós ainda não estamos preocupados com o conhecimento adquirido. Preocupa-nos mais formá-los  e expô-los a um cenário que vai ser semelhante aquele com que se vão confrontar. O nível de dificuldade é igual para todos”, explica o Professor, “sendo as perguntas de cultura geral médica no fim de um período de formação pré-graduada”.

Como será a estrutura do Progress Testing

Créditos: Pexels

 

1/3 das perguntas serão de índole pré-clínica, ou seja ligadas às Ciências básicas e  2 / 3 de índole clínica, com casos clínicos. “Pedi aos Professores das Ciências básicas que as perguntas tenham aplicabilidade clínica, ou seja, se falamos de genes é importante que a pergunta incida sobre o que tem o médico que saber sobre genes nas suas decisões clínicas”.

Serão os vários Docentes da FMUL, das várias áreas disciplinares, que vão elaborar as perguntas, avançando também eles pela primeira vez neste novo projeto.

O Progress Testing pretende ser anual e realizar-se-á no final de cada ano letivo, mas antes do período em que os alunos recolhem para exames. “Não pode ser mesmo no final, final, porque aí os alunos precisam de se isolar para estudar  e afastam-se mesmo fisicamente da Faculdade e daí a data de 27 de abril, intencionalmente, a um sábado para não haver sobreposição com outras atividades curriculares”.

Depois de fazer o exame, cada aluno receberá individualmente a sua nota, saberá ainda qual o seu posicionamento dentro do  seu ano, bem como  fica colocado em relação ao número total de alunos que fizeram o exame. No entanto, os outros nomes não serão expostos, será confidencial.

Tenho já reunido com as várias comissões de curso e com os Discentes do CP  da Faculdade, Joaquim Ferreira não sabe antever o grau de adesão dos alunos, mostrando-se curioso. “Nas reuniões quis ouvi-los e pedi opiniões, não diria que foram entusiásticos, mas deram um apoio comedido, porque estão na fase da digestão da ideia”.

Se todos os alunos aderirem a este desafio o exame será feito a 2500 alunos, desafio que também é logístico, para os próprios Docentes. “Pode ser muito importante como desafio para toda a comunidade académica, sejam Docentes ou Discentes. Para os Discentes no sentido da auto formação, para a Faculdade como elemento informativo adicional para podermos tomar decisões válidas. E, para o corpo Docente e para quem rege as várias unidades curriculares também podem ganhar algum treino adicional num formato de avaliação a que os nossos alunos vão ser sujeitos, cada vez mais. É importante não descurar que este é um treino dos nossos alunos para o raciocínio clínico, não tendo nós um programa curricular, exclusivamente centrado na abordagem de casos clínicos, é também um sinal do CP e da própria Escola para a valorização dessa peça educacional”.

Quase 40 anos depois o Harrison é assim destronado, esperemos que a todos, mas em particular aos alunos traga melhores notícias e aquilo que mais se pretende, grandes resultados.

Joana Sousa

Equipa Editorial

Share

Search

Index – News # 88 | mar. 2019
 “ (…) Finally, man is placed where the earth ends; the woman, where the sky begins .”
 2018 University of Lisbon/Caixa Geral de Depósitos Scientific Award
 FMUL has a new APP for all students
 Fausto J. Pinto receives International Service Award 2019 in New Orleans
 Rede Portuguesa de Mentoria | Tutoria Interpares no Ensino Superior
 Progress Testing – O novo método de avaliação que pode pôr cada aluno à prova
 18 Escolas, 18 Ajudas: Apelo de Emergência a Moçambique
 Patrícia Costa Reis – The doctor who pursues autoimmunity
 Carlos Neves Martins’ timeline
 Luísa Lopes’ brilliant mind
 FMUL proves its worth at Qualifica – “New jobs, more freedom”
 Another edition of Job Talks , which brought together students, specialist and physicians at FMUL.
 Taking stock of the AIMS Meeting – a conversation with Diogo Ferreira
 O E- Museu de ORL – Projeto História, Evolução e Património, no AIMS Meeting 2019
 NeuroULisboa Integrated Neurosciences PhD
 Professor Pekka Puska receives Honorary Doctorate at the University of Lisbon
 I Simpósio Ibérico da Doença Celíaca- Protocolo para o Diagnóstico Precoce
 Featured Topics…Tuberculosis
 Workshops Tools for Innovation for FMUL Employees
 International Cooperation Centre
 Publicações Científicas (FMUL / HSM / IMM) fevereiro – março 2019
 The new iMM space on the FMUL Newsletter
 I NeuroSeS Meeting
 When cell “fingerprints” can become a weapon in fighting cancer
 New study develops proof of concept for targeted therapy against acute T-cell lymphoblastic leukaemia
 Interview with Gabriela Fonseca, blogger and promoter of project “Cancer, the Story that unites us”.
 International Women’s Day – March 8th
 Bookcrossing by Faculdade de Ajudar [Social Responsability Project]
 For those who run or those who walk?
 Annual CAML PhD Students’ Meeting
 Prémio João Lobo Antunes
 Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente 2019
 Falecimento – Prof. Doutor Antero Manuel Guimarães da Palma-Carlos
My Company

100 AnosPropriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa NIPC: 502662875  Periodicidade: Mensal  Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luís Pereira  Equipa Editorial:  Ana Raquel Moreira, Cristina Bastos, Isabel Varela, Joana Sousa, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Teixeira  Colaboração:  Gabinete de Relações Públicas, Internacionais e Comunicação  Versão Inglesa: AP|PORTUGAL- Language Services  Conceção: Metatexto, Lda. e-mail: news@medicina.ulisboa.pt  Sede do Editor e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa Estatuto Editorial Anotado na ERC 

  • Increase Font
  • Decrease Font
  • Black & White
  • Inverse Colors
  • Highlight Links
  • Regular Font
  • Reset
Real Accessability