Notícias do Pedagógico
On 27 November, 2018 2018 | Pedagogical News Comments Off on Notícias do Pedagógico No tagsNº 127| NOV’18
DAS CLÁSSICAS AULAS TEÓRICAS PARA A ”FLIPPED CLASSROOM”
O ensino começou como a arte de ler manuscritos únicos e de valor imensurável a um grupo restrito de aspirantes à sabedoria e conhecimento superiores.
Atualmente, nesta era digital, a informação está em todo o lado e isso inclui os “manuais do conhecimento”, que, noutros tempos, apenas estariam em poder dos mais prestigiados sábios e professores.
Porém, esta já não é a nossa realidade e as clássicas aulas teóricas começam a ser ultrapassadas por novos e melhorados métodos.
É aqui que entra o “Ensino Invertido” ou “Flipped Classroom”, cuja principal premissa assenta na acessibilidade on-line ao conhecimento para os alunos. Um dos seus pontos fortes é ser adequado para todo o tipo de estudantes: notívagos, matutinos, de aprendizagem mais rápida, mais pausada ou estruturada, qualquer um!
Nesta técnica de ensino, a aula teórica transforma-se num espaço de interação prática e direta entre alunos, professores e aplicações diretas da matéria.
Se ficou intrigado, veja este pequeno vídeo bastante elucidativo de como “inverter” as suas aulas teóricas, uma prática já atual em certas disciplinas do MIM.
Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa