Esta 71ª edição da Newsletter tem como pano de fundo o início de mais um ano letivo, na FMUL, como pelas escolas e universidades do país. Para os alunos que agora entram na universidade, este é o início de um dos períodos mais marcantes das suas vidas. Que sejam muito bem-vindos e que este seja o início dum percurso que conduza à realização pessoal e profissional, são os votos da Equipa Editorial da Newsletter!
O Investimento na ciência, no nosso país, volta a crescer pela primeira vez desde 2009. Assiste-se pela primeira vez, desde então, à inversão da tendência de queda contínua da despesa nacional em investigação e desenvolvimento.
Destacamos justamente, nesta nota editorial, notícias no âmbito da ciência e da investigação.
Uma equipa de investigadores do IMM, liderada pelo Professor da FMUL Luís Graça, publicou na revista científica Science Immunology o resultado de um primeiro e importante estudo acerca da presença das Células T humanas.
Salientamos também uma notícia que tem como protagonista o Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública e que nos dá conta duma contribuição portuguesa na Organização Mundial de Saúde, nomeadamente no âmbito da deteção precoce e intervenção breve no consumo excessivo de álcool na comunidade.
Ainda no campo da ciência e investigação, a equipa de investigação de Maria Mota, Professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Directora Executiva do Instituto de Medicina Molecular, alcançou importantes resultados no que se refere ao combate do Plasmodium, o parasita unicelular protozoário presente no mosquito fêmea do género Anopheles.
Por fim, damos notícia de que os primeiros implantes de uma válvula cardíaca biológica realizados em Portugal aconteceram no passado dia 10 de agosto e decorreram no Centro Hospitalar Lisboa Norte.
André Rodrigues
Equipa Editorial