• Newsletter
  • Search
  • Contacto
  • Home (next newsletter)
  • Home
  • News # 80 | Jun. 2018
  • News # 81 | Jul. 2018
  • News # 82 | Set. 2018
  • News # 83 | Oct. 2018
  • News # 84 | Nov. 2018
  • News # 85 | Dec. 2018
  • News # 86 | Jan. 2019
  • News # 87 | Feb. 2019
  • News # 88 | Mar. 2019
  • News # 89 | Apr. 2019
  • News # 90 | May. 2019
  • News # 91 | Jun. 2019
  • News # 92 | Jul. 2019
  • News # 93 | sep. 2019
  • Newsletters
    • 2008 – 2009
      • News # 1 | nov. 2008
      • News # 10 | nov/dez. 2009
      • News # 2 | dec. 2008
      • News # 3 | jan/fev. 2009
      • News # 4 | mar. 2009
      • News # 5 | abr. 2009
      • News # 6 | mai/jun. 2009
      • News # 7 | jul. 2009
      • News # 8 | ago/set. 2009
      • News # 9 | out. 2009
    • 2010 – 2011
      • News # 11 | jan/fev. 2010
      • News # 12 | mar. 2010
      • News # 13 | abr. 2010
      • News # 14 | mai. 2010
      • News # 15 | jun/jul. 2010
      • News # 16 | ago/set. 2010
      • News # 17 | out/nov. 2010
      • News # 18 | dez. 2010
      • News # 19 | jan/fev. 2011
      • News # 20 | mar/abr. 2011
      • News # 21 | mai/jun. 2011
      • News # 22 | jul/ago. 2011
      • News # 23 | set/out. 2011
      • News # 24 | nov/dez. 2011
    • 2012 – 2013
      • News # 25 | jan. 2012
      • News # 26 | fev/mar. 2012
      • News # 27 | jun. 2012
      • News # 28 | ago. 2012
      • News # 29 | set/out. 2012
      • News # 30 | nov/dez. 2012
      • News # 31 | jan. 2013
      • News # 32 | mar. 2013
      • News # 33 | abr. 2013
      • News # 34 | mai. 2013
      • News # 35 | jun. 2013
      • News # 36 | set. 2013
      •  News # 37 | out. 2013
      • News # 38 | nov/dez. 2013
    • 2014 – 2015
      • News # 39 | jan/fev. 2014
      • News # 40 | mar. 2014
      • News # 41 | abr/mai. 2014
      • News # 42 | jun/jul. 2014
      • News # 43 | set. 2014
      • News # 44 | out/nov. 2014
      • News # 45 | dez. 2014
      • News # 46 | jan. 2015
      • News # 47 | fev. 2015
      • News # 48 | abr. 2015
      • News # 49 | mai. 2015
      • News # 50 | jun. 2015
      • News # 51 | set. 2015
      • News # 52 | out. 2015
      • News # 53 | dez. 2015
    • 2016 – 2017
      • News # 54 | jan. 2016
      • News # 55 | fev. 2016
      • News # 56 | mar. 2016
      • News # 57 | abr. 2016
      • News nº 58 | may 2016
      • News # 59 | jun. 2016
      • News # 60 | jul. 2016
      • News # 61 | set. 2016
      • News # 62 | out. 2016
      • News # 63 | nov/dez. 2016
      • News # 64 | jan. 2017
      • News # 65 | fev. 2017
      • News # 66 | mar. 2017
      • News # 67 | apr. 2017
      • News # 68 | may 2017
      • News # 69 | jun. 2017
      • News # 70 | jul. 2017
      • News # 71 | set. 2017
      • News # 72 | out. 2017
      • News # 73 | nov. 2017
      • News # 74 | dez. 2017
    • 2018
      • News # 75 | jan. 2018
      • News # 76 | fev. 2018
      • News # 77 | mar. 2018
      • News # 78 | abr. 2018
      • News #79 | May 2018
  • Subscribe Newsletter
My Company
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News # 73 | nov. 2017
      • News # 72 | out. 2017
      • News # 70 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto
Main Menu
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News # 73 | nov. 2017
      • News # 72 | out. 2017
      • News # 70 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto

Pedagogic News APR and MAY | 17

By Cristina Bastos On 5 May, 2017 2017 | Pedagogical News Comments Off on Pedagogic News APR and MAY | 17 No tags

news-63_noticiasdopedagogico

 

Nº​ ​83| APR’17


ARTIGO PEDAGÓGICO

TEST ENHANCED LEARNING


O Curso de Medicina apresenta uma vasta gama de conhecimentos a serem assimilados e aplicados, muitas vezes vários anos depois do ato de aprendizagem. Como tal, é fulcral que o processo educativo disponha de meios que promovam a memorização e a inter-relação de conceitos .

Durante muito tempo vista apenas como uma ferramenta avaliativa, a realização de testes tem sido associada a uma melhor retenção da informação, particularmente quando o ato avaliativo é periódico e está próximo do momento de aprendizagem. O artigo Test-enhanced learning in medical education discute este tema e a sua aplicabilidade à educação médica.

Leia o artigo aqui

Notícias do Pedagógico

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

***

news-63_noticiasdopedagogico

Nº​ ​84| MAY’17


Medical Education Reimagined: A Call to Action


Os autores propõem um novo modelo para a educação médica baseada na ideia de uma sala de aula “trocada”. Neste modelo os estudantes teriam acesso a vídeos online (10 minutos) para aprenderem novos conceitos a seu passo e quando desejável. O conteúdo poderia ser visto quantas vezes os alunos achassem necessário para adquirirem à vontade com o conhecimento de modo (maneira) a estarem preparados para a aula. Na aula, as sessões seriam interativas de maneira a ser possível aos estudantes aplicarem os conceitos recém-adquiridos.

A educação médica precisa de ser reinventada atendendo à emergência de apoios digitais educativos, à expansão do conhecimento biomédico e ao aumento da especialização na prática da medicina. No artigo, as mudanças propostas pelos autores enfatizam a necessidade de delinear um novo currículo nuclear onde se tem em atenção o novo mundo digital e em que é potenciada a retenção e relevância de conhecimento através de exercícios extremamente interativos.

Se pretender mais informação, leia o artigo aqui

Notícias do Pedagógico

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

***

news-63_noticiasdopedagogico

Nº​ ​85| MAY’17


CONFERÊNCIA PEDAGÓGICA

SEMANA ACADÉMICA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA UPORTO


Ocorreu na semana de 8 a 12 de maio a Semana Académica de Formação Pedagógica da Universidade do Porto. Esta edição do evento apresentou formações focadas na importância de vídeos como ferramenta pedagógica, assim como na definição de objetivos e competência de aprendizagem na estratégia pedagógica dos modelos educativos.

Como sessão de abertura, ocorreu na manhã do dia 8 uma palestra pela convidada Dilly Fung (Professor of Higher Education Development, University College London), intitulada “Excellent Education in Research-Rich Universities: New Directions?”.

Para saber mais sobre este evento, consulte aqui

Notícias do Pedagógico

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

***
news-63_noticiasdopedagogico

Nº​ ​86| MAY’17


CURIOSIDADES

A DISSEÇÃO E A EMOÇÃO


Existe uma discussão a decorrer sobre a dissecção como estratégia de educação, no sentido mais teórico e anatómico do termo, e como treino para skills emocionais.

Poderá consultar o artigo aqui.
Este estudo tentou perceber quais a reações emocionais, atitudes e crenças que os novos alunos têm quando expostos a uma dissecção de um cadáver humano. Com a passagem dos alunos por este clássico rito, os autores analisaram os níveis de ansiedade dos alunos em relação à morte e tentaram estabelecer uma relação entre a dissecção e o “medo” da morte.
Assim que os estudantes foram ganhando experiência com a dissecção, as suas reações emocionais foram diminuindo e as suas atitudes e crenças alteraram-se. Diferenças estatisticamente significativas no nível de ansiedade em relação à morte emergiram.

Notícias do Pedagógico

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

***

news-63_noticiasdopedagogico

Nº​ ​87| MAY’17


ESTUDO

STRESS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA


É dado adquirido de que, ao longo do curso de Medicina, os estudantes lidam com níveis elevados de stress. Este stress está associado a uma multiplicidade de efeitos psicológicos que condicionam fortemente o bem-estar de alguns alunos, tais como depressão, burnout e abuso de substâncias. No entanto, nem todos os alunos apresentam as mesmas respostas ao stress.

O artigo abaixo procura explorar os processos que condicionam a vulnerabilidade em alguns alunos mas não em outros. Assim sendo, os autores investigaram as características do meio social em instituições de ensino médico, assim como fenómenos de identidade pessoal, gerência de trabalho e conformismo entre os estudantes. Apenas entendendo os factores envolvidos nestes processos podemos construir uma Escola mais inclusiva, mais próxima e mais atenta às necessidades dos alunos.

Aceda ao artigo aqui.

Notícias do Pedagógico

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

***

Share

Search

Index – News # 68 | may 2017
 Projectar a FMUL
 Professor Fausto Pinto honoured by the Board of the Portuguese Society of Cardiology
 Honourable Mention at the BIAL 2016/2017 Prize for medicine awarded to Bruno Silva-Santos
 French contribution to advances in Cardiology – Heart Failure 2017
 The FMUL Staff House celebrated its 32nd anniversary in Alqueva
 Placebos and healing expectations
 Vitor Machado Gil, President of the Portuguese Society of Cardiology
 Dia Mundial do Combate à Asma
 Prevention and Safety at Work National Day
 Institutional Affiliation: standardize to enhance the FMUL
 Dia do Voluntário do Hospital de Santa Maria
 Nova Licenciatura em Ciências da Nutrição
 Publicações Científicas (FMUL/HSM/IMM) abril – maio 2017
 Postgraduate Training – Advanced Training Institute (IFA)
 Unidade de Investigação em Reumatologia recebe financiamento pelo Fundo de Investigação da Sociedade Portuguesa de Reumatologia
 Pedagogic News APR and MAY | 17
 Prémio GAPIC David Ferreira | Candidaturas até 30 setembro
 19th Obstetrics and Gynaecology Congress
 7th Pandemics in the Age of Globalization Congress
 16th Paediatric Pulmonology International Congress
 The Portuguese Observatory of Health Systems presents the Report Spring 2017
 Ciência 2017, the annual meeting of the scientific community promoted by the Foundation for Science and Technology
 Fraunhofer Portugal Challenge – Concurso de ideias premeia Teses de Mestrado e Doutoramento
 Prémio GAPIC David Ferreira | Candidaturas até 30 setembro
 5ª Edição dos Prémios Santa Casa da Misericórdia
My Company

100 AnosPropriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa NIPC: 502662875  Periodicidade: Mensal  Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luís Pereira  Equipa Editorial:  Ana Raquel Moreira, Cristina Bastos, Isabel Varela, Joana Sousa, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Teixeira  Colaboração:  Gabinete de Relações Públicas, Internacionais e Comunicação  Versão Inglesa: AP|PORTUGAL- Language Services  Conceção: Metatexto, Lda. e-mail: news@medicina.ulisboa.pt  Sede do Editor e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa Estatuto Editorial Anotado na ERC 

  • Increase Font
  • Decrease Font
  • Black & White
  • Inverse Colors
  • Highlight Links
  • Regular Font
  • Reset
Real Accessability