• Newsletter
  • Search
  • Contacto
  • Home (next newsletter)
  • Home
  • News # 80 | Jun. 2018
  • News # 81 | Jul. 2018
  • News # 82 | Set. 2018
  • News # 83 | Oct. 2018
  • News # 84 | Nov. 2018
  • News # 85 | Dec. 2018
  • News # 86 | Jan. 2019
  • News # 87 | Feb. 2019
  • News # 88 | Mar. 2019
  • News # 89 | Apr. 2019
  • News # 90 | May. 2019
  • News # 91 | Jun. 2019
  • News # 92 | Jul. 2019
  • News # 93 | sep. 2019
  • Newsletters
    • 2008 – 2009
      • News # 1 | nov. 2008
      • News # 10 | nov/dez. 2009
      • News # 2 | dec. 2008
      • News # 3 | jan/fev. 2009
      • News # 4 | mar. 2009
      • News # 5 | abr. 2009
      • News # 6 | mai/jun. 2009
      • News # 7 | jul. 2009
      • News # 8 | ago/set. 2009
      • News # 9 | out. 2009
    • 2010 – 2011
      • News # 11 | jan/fev. 2010
      • News # 12 | mar. 2010
      • News # 13 | abr. 2010
      • News # 14 | mai. 2010
      • News # 15 | jun/jul. 2010
      • News # 16 | ago/set. 2010
      • News # 17 | out/nov. 2010
      • News # 18 | dez. 2010
      • News # 19 | jan/fev. 2011
      • News # 20 | mar/abr. 2011
      • News # 21 | mai/jun. 2011
      • News # 22 | jul/ago. 2011
      • News # 23 | set/out. 2011
      • News # 24 | nov/dez. 2011
    • 2012 – 2013
      • News # 25 | jan. 2012
      • News # 26 | fev/mar. 2012
      • News # 27 | jun. 2012
      • News # 28 | ago. 2012
      • News # 29 | set/out. 2012
      • News # 30 | nov/dez. 2012
      • News # 31 | jan. 2013
      • News # 32 | mar. 2013
      • News # 33 | abr. 2013
      • News # 34 | mai. 2013
      • News # 35 | jun. 2013
      • News # 36 | set. 2013
      •  News # 37 | out. 2013
      • News # 38 | nov/dez. 2013
    • 2014 – 2015
      • News # 39 | jan/fev. 2014
      • News # 40 | mar. 2014
      • News # 41 | abr/mai. 2014
      • News # 42 | jun/jul. 2014
      • News # 43 | set. 2014
      • News # 44 | out/nov. 2014
      • News # 45 | dez. 2014
      • News # 46 | jan. 2015
      • News # 47 | fev. 2015
      • News # 48 | abr. 2015
      • News # 49 | mai. 2015
      • News # 50 | jun. 2015
      • News # 51 | set. 2015
      • News # 52 | out. 2015
      • News # 53 | dez. 2015
    • 2016 – 2017
      • News # 54 | jan. 2016
      • News # 55 | fev. 2016
      • News # 56 | mar. 2016
      • News # 57 | abr. 2016
      • News nº 58 | may 2016
      • News # 59 | jun. 2016
      • News # 60 | jul. 2016
      • News # 61 | set. 2016
      • News # 62 | out. 2016
      • News # 63 | nov/dez. 2016
      • News # 64 | jan. 2017
      • News # 65 | fev. 2017
      • News # 66 | mar. 2017
      • News # 67 | apr. 2017
      • News # 68 | may 2017
      • News # 69 | jun. 2017
      • News # 70 | jul. 2017
      • News # 71 | set. 2017
      • News # 72 | out. 2017
      • News # 73 | nov. 2017
      • News # 74 | dez. 2017
    • 2018
      • News # 75 | jan. 2018
      • News # 76 | fev. 2018
      • News # 77 | mar. 2018
      • News # 78 | abr. 2018
      • News #79 | May 2018
  • Subscribe Newsletter
My Company
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News # 73 | nov. 2017
      • News # 72 | out. 2017
      • News # 70 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto
Main Menu
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News # 73 | nov. 2017
      • News # 72 | out. 2017
      • News # 70 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto

Notícias de janeiro de 2016

By etavares On 15 January, 2016 2016 | Pedagogical News Comments Off on Notícias de janeiro de 2016 No tags

pedag

Nº 33 | JAN’16
SABIA QUE…?
FRAUDE ACADÉMICA DURANTE OS EXAMES

As práticas fraudulentas cometidas por alunos
com o objectivo de se beneficiarem a si próprios
são comuns e podem ser prevenidas por
docentes da Faculdade
, promovendo a conduta
ética e zelando pela justiça entre alunos
. É
essencial que a honestidade seja respeitada e
que as classificações reflitam verdadeiramente o
empenho e trabalho dos alunos.

Para saber como prevenir a fraude na época de
exames
que se avizinha, veja estas recomendações,
porque evitar fraude é uma responsabilidade
não só de alunos mas também de docentes.
______________________________

Nº 34 | JAN’16
EVENTOS
MOOC: DESENVOLVIMENTO
DE CONTEÚDOS ACESSÍVEIS

A Universidade de Lisboa encontra-se
atualmente a promover um
Massive Open Online Course (MOOC)
em Desenvolvimento de Conteúdos Acessíveis,
criado pelo e-Learning Lab da UL,
no âmbito do projeto de
financiamento europeu ESVI-AL.

Este curso destina-se a docentes, dos vários
níveis de ensino, com particular interesse
na criação de materiais educativos digitais.

O curso terá início já no próximo dia
9 de fevereiro 
e a participação
é gratuita
. Para saber mais informações e
proceder à inscrição aceda aqui.

______________________________

Nº 35 | JAN’16
RECORDAR O REGULAMENTO PEDAGÓGICO
CONSULTA E REVISÃO DE PROVA

Já conhece todos os artigos do Regulamento
Pedagógico
?
Relembre aqui alguns pontos sobre anulação de
questões e consulta de prova
.

ANULAÇÃO DE QUESTÕES – Artigo 14.º (adap.) 
“1- A anulação de questões de provas de
avaliação escrita ocorre após verificação (…)
seguintes irregularidades:
a) Não corresponde aos conteúdos
programáticos; b) matéria que não foi lecionada
em aulas e que não consta dos elementos de
estudo fornecidos; c) formulada de forma
incorrecta; d) mais do que uma opção pode ser
considerada correta; e) questões ou alíneas
repetidas.
2 – A cotação da questão anulada será
integralmente atribuída a todos os alunos que
tenham errado (…);”
CONSULTA DE PROVA – Artigo 15.º (adap.) 
“1 – Os alunos têm direito à consulta direta de
todos os elementos escritos de avaliação (…).
2- (…) o aluno deverá ter acesso ao enunciado da
prova (…) Se tal não for possível, devem as
questões em que a percentagem de erro for igual
ou superior a 85% ser revistas (…).
(…)
4 – Os prazos estabelecidos para consulta de
prova (…) não podem ter uma duração inferior a
48 horas e a consulta de prova deve ser facultada
até 3 dias úteis antes da realização de qualquer
outra avaliação (…).”

Para consultar o Regulamento Pedagógico
na íntegra aceda aqui.
______________________________

Nº 36 | JAN’16
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
FLIPPED CLASSROOM

Nos últimos anos têm surgido várias ferramentas
e modelos de ensino, que têm permitido uma
evolução dos processos de ensino-aprendizagem.

Um exemplo destes novos modelos pedagógicos
é a “FLIPPED CLASSROOM”, que se baseia na
visualização prévia à aula de pequenos vídeos
elaborados pelo docente e disponibilizados aos alunos,
acerca do tema sobre o qual a aula irá incidir.
Esta será assim posteriormente dedicada à
resolução de exercícios, elaboração de projectos,
debate e discussão do tema.
Este conceito assenta nos pressupostos de uma
aprendizagem ativa, permitindo assim que o tempo
de aula seja destinado à aplicação prática de
conhecimentos e competências e estimulando
a autonomia
dos estudantes.

Se quiser saber mais acerca deste modelo veja aqui

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Notícias do Pedagógico

Share

Search

Index - News # 54 | fev. 2016
 Professor Henrique Luz Rodrigues é o novo presidente do Infarmed
 Aluna de Doutoramento da FMUL Diana de Sousa recebe Bolsa Mello
 A avaliação dos ciclos de estudos da FMUL pela A3ES
 Professor Rui Tato Marinho recebe Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos
 Dia da Investigação: a opinião de quem participou
 Dia da Investigação: um Dia Especial na FMUL
 A FMUL tem uma Comissão de Segurança e Saúde no Trabalho
 FMUL e IMM promovem Acções de Formação contra Incêndios
 Concurso para Projetos Conjuntos de Investigação – Portugal – China
 Concurso para Projetos Conjuntos de Investigação – Portugal – Índia
 Notícias de janeiro de 2016
 Momentos de convívio entre colaboradores da FMUL
 Cancro da mama: iMM e CHLN juntos em investigação pioneira | Artigo NewsFarma
 Publicações Científicas FMUL/HSM/IMM (dezembro 2015 – janeiro 2016)
 Esclerose Lateral Amiotrófica | Entrevista ao Professor Mamede de Carvalho à Revista Expresso
 Ensaios Clínicos. O que pode correr mal? | Entrevista ao Professor Miguel Castanho – Atlas da Saúde
 Os Perigos do Desenvolvimento dos Medicamentos Inovadores | Artigo Professor A. Vaz Carneiro à Visão
 O que foi a Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa?
 Participe no Questionário de Avaliação da NEWS@FMUL
 “Auscultando” o Dia da Investigação
 Massive Open Online Course | Inscrições abertas
 RedeSAÚDE_Conferências 2016
 Sessões do CAML – janeiro e fevereiro 2016
 X Edição do Encontro dos Estudantes de Doutoramento do CAML | 30 de março e 1 de abril
 XII Jornadas APDIS INVESTIGAÇÃO, INOVAÇÃO, INTERVENÇÃO | Abril 2016
My Company

100 AnosPropriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa NIPC: 502662875  Periodicidade: Mensal  Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luís Pereira  Equipa Editorial:  Ana Raquel Moreira, Cristina Bastos, Isabel Varela, Joana Sousa, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Teixeira  Colaboração:  Gabinete de Relações Públicas, Internacionais e Comunicação  Versão Inglesa: AP|PORTUGAL- Language Services  Conceção: Metatexto, Lda. e-mail: news@medicina.ulisboa.pt  Sede do Editor e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa Estatuto Editorial Anotado na ERC 

  • Increase Font
  • Decrease Font
  • Black & White
  • Inverse Colors
  • Highlight Links
  • Regular Font
  • Reset
Real Accessability