O ritual da Bata Branca como um processo de crescimento
On 27 Junho, 2019 2019 | Eventos Comentários fechados em O ritual da Bata Branca como um processo de crescimento No tagsChama-se “Cerimónia da Bata Branca” e marca o momento em que o aluno do 3º ano de Medicina, passa a vestir formalmente a sua bata branca. Esta cerimónia acontece já pela quarta vez na Faculdade de Medicina, este ano decorreu no dia 3 de junho, na Aula Magna.
Numa organização partilhada com a Associação de Estudantes, este momento formal de sensibilização e celebração da transição para o ciclo clínico do percurso do Estudante de Medicina, é um projeto levado a cabo pelo Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e Ética Médica da ANEM (Associação Nacional de Estudantes de Medicina). Este procura desenvolver atividades que complementem a formação do estudante, de forma a sensibilizar a comunidade no sentido de uma Medicina mais humana, valorizando a relação médico-doente.
Simbolicamente os estudantes entram na Aula Magna vestidos com as suas roupas civis e só após os discursos dos oradores convidados, que este ano contou com as presenças do Diretor da FMUL, Fausto J. Pinto, Professores João Eurico Fonseca e Miguel Oliveira e Silva, a então Presidente da AEFML, Andreia Daniel e Elisabete Neto da ANEM, os estudantes vestem a bata branca, lendo em uníssono o “Juramento da Bata Branca“.
No patamar que inicia nova fase de responsabilidade, essa responsabilidade passa então a vestir-se de branco.
Joana Sousa
Equipa Editorial