“Um Neurocirurgião em construção”
On 26 Abril, 2019 2019 | Mais e Melhor Comentários fechados em “Um Neurocirurgião em construção” No tags
Créditos: Ordem dos Médicos
É a obra de João Lobo Antunes lançada mais de dois anos após a sua morte.
Apresentada dia 22 de abril na Ordem dos Médicos e com a sua família presente, o livro é o relato na primeira pessoa daquilo que se passa na cabeça de um médico que é um neurocirurgião.
“Toda a vida pensei muito sobre um sentimento que o cirurgião guarda para si e sobre o qual raramente fala: o medo”, escreveu.
No mesmo livro João Lobo Antunes refere que “o ato médico implicava um contrato pastoral”. “Por isso, quando ouvia um chamamento, que parecia ser segredado pela minha consciência, respondia sempre”.
O livro dá corpo a um caso concreto em que o instinto era afinado. Encontrava-se num almoço social quando recebe um telefonema de um colega seu que internara uma menina num hospital privado em Lisboa e gostaria de ter a opinião de Lobo Antunes. Disse-lhe, no entanto, que poderia ir visitá-la apenas no dia seguinte. “Poucos minutos depois, uma voz interior segredou-me: ‘Vai já’. Larguei o almoço, parti logo para Lisboa e, quando entrei no quarto, a menina entrara em coma. Foi necessária uma intervenção urgente, que lhe salvou a vida”, descreveu.
O medo que nunca o bloqueou, como refere, fez apenas que se transformasse “numa forma diferente de energia”, assumindo sempre o controlo perante qualquer situação.
Publicado pela editora Gravida, a apresentação do livro contou com a presença de Aníbal Cavaco Silva, de quem o médico foi mandatário nacional nas duas candidaturas à Presidência da República, em 2016 e 2011 e com os relatos do seu amigo de infância Bicha Castelo, do Bastonário da OM Miguel Guimarães e com a sua mulher Maria do Céu Machado que encerrou a sessão.
Forte imagem de marca desta Instituição e um dos nomes cimeiros da Medicina, João Lobo Antunes continua a existir cada vez que é recordado por quem o conheceu.
Por opção, preferimos desta vez deixar o relato na escrita aconchegante de uma das suas amigas de infância, Maria João Avilez.

Obra de ARCampos –
Mosaico com membros do Serviço de Neurocirurgia do HSM
Joana Sousa
Equipa Editorial