Conferências “Infecção e Doenças Infecciosas”
On 4 Julho, 2018 2018 | Eventos Comentários fechados em Conferências “Infecção e Doenças Infecciosas” No tags
Os 129 participantes do IDI2018, Centro de Ciência do Café.
A Clínica Universitária de Doenças Infecciosas e o Instituto de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) organizaram, pelo terceiro ano consecutivo, as Conferências “Infeção e Doenças Infecciosas” no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.
Desta vez, mais de uma centena de participantes entre investigadores, médicos, enfermeiros, nutricionistas, estudantes de medicina e de enfermagem e outros técnicos de saúde assistiu, a 19 de Maio de 2018, a esta reunião. Os palestrantes – Prof. Henrique de Barros, Prof. Melo Cristino, Prof. Thomas Hanscheid, Dr. Luís Caldeira,Dr. Robert Badura, Dra. Carla Mimoso Santos, Dra. Joana Fernandes, Dr. Tiago Marques e Prof. Emília Valadas – apresentaram temas diversos e controversos, o que permitiu uma fantástica partilha de conhecimentos e de ideias, tornando a reunião muito interessante e única. Entre os temas abordados, destacam-se o impacto de novos métodos do diagnóstico laboratorial, a situação epidemiológica da resistência aos antimicrobianos, novos antimicrobianos, erros communs no uso de antibióticos, a importância da clínica na abordagem do doente, os novos paradigmas do tratamento antirretroviral e o diagnóstico tardio da infecção por VIH. Duas palestras, “fora da caixa” abordaram as desvantagens e a impossibilidade de vivermos num mundo “estéril” e a relação entre consumo de café e saúde humana.
Esta reunião não teria sido possível sem o apoio da ViiV Healthcare e do Centro de Ciência do Café, em especial da sua Diretora, Dra. Cecília Oliveira, e do Senhor Comendador Rui Nabeiro.

No intervalo para café, Comendador Rui Nabeiro e Prof. Emília Valadas

Prof. Thomas Hanscheid, Prof. Melo Cristino e Dr. Luís Caldeira

Prof. Thomas Hanscheid durante a conferência “Temos mesmo que viver num mundo estéril?”.