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Notícias do Pedagógico

By Cristina Bastos On 15 Junho, 2018 2018 | Notícias do Pedagógico Comentários fechados em Notícias do Pedagógico No tags

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Nº​ ​115| JUN’18


Progress Testing:

Exemplo Holandês a seguir?


Progress Testing consiste em testes periódicos que englobam os objetivos de todas as disciplinas do currículo médico. Os alunos respondem apenas às perguntas que sabem responder e são-lhes posteriormente dadas as respostas corretas e bibliografia das questões erradas.

A particularidade destes testes é não ser suposto os alunos prepararem-se. Procura-se avaliar todo o conhecimento e aumentar o conhecimento funcional de uma forma natural, comparativamente aos habituais exames, em que o conhecimento adquirido para ser aprovado é rapidamente perdido.

A grande vantagem do Progress Testing é a riqueza de informação dada aos alunos e às instituições. Assim, as escolas médicas podem utilizar os mesmos testes, publicar e comparar resultados, para controlo de qualidade e crescimento académico.

Na Holanda, quase todas as faculdades de medicina já utilizam o Progress Testing. Também já está a ser implementado noutros países, como Reino Unido, Canadá e Austrália. Será uma realidade a curto prazo em Portugal?

Se quiser saber mais informações sobre o Progress Testing, convidamos a visualização deste pequeno vídeo e deste artigo.

Notícias do Pedagógico

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

***
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Nº​ ​116| JUN’18


Ensinar mais com o mesmo tempo – É possível?


Nas últimas décadas, tem-se assistido a uma explosão sem precedentes do volume de conhecimento ao nível das ciências médicas. Esta tem-se feito acompanhar de uma complexidade crescente dos sistemas de saúde e da evolução de métodos pedagógicos, atualmente com maior suporte tecnológico. Ainda assim, a forma como se ensina não tem acompanhado a mudança de paradigma.

Lecture Halls without Lectures – A Proposal for Medical Education reitera a necessidade de mudar de estratégias. Os dias continuam a ter 24h e, por isso, a única forma de acomodar o cânon médico em expansão é otimizar o tempo dos estudantes, tornando as aulas mais aliciantes (mais compreensíveis e memoráveis) e promovendo o envolvimento dos alunos. Como? Veja algumas estratégias analisadas em perspectiva no artigo do NEMJ, que poderão ajudá-lo a impulsionar o formato das suas aulas no próximo ano letivo.

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Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

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Nº​ ​117| JUN’18


Aprender com o YouTube – novo rumo de aprendizagem


Os estudantes de medicina procuram, cada vez mais, vídeos no Youtube com o intuito de complementar o estudo. Vídeos como o canal do Youtube Osmosis recorrem a imagens e a uma forma lógica de sistematização de forma simples e facilmente compreensível.

O artigo “Medical Education Videos for the World: an analysis of viewing patterns for a Yotube channel”, publicado em Janeiro 2018 na revista Academic Medicine, debruçou-se precisamente sobre o alcance destes vídeos, bem como a variação geográfica dos tópicos mais pesquisados.

De entre os resultados, verificou-se que o número de visualizações por país era diretamente proporcional ao rendimento dos mesmos. Por outro lado, é demonstrando que os padrões de visualização deste tipo de vídeos se relacionam com o burden of disease local.

Se ficou curioso e deseja obter mais informações sobre este artigo, consulte-o aqui.

Notícias do Pedagógico

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

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Nº​ ​118| JUN’18


Educação médica

Uma constante evolução


 

Num mundo em rápida mudança, a educação médica tem evoluído de várias formas face às dramáticas modificações na pedagogia, tecnologia e sociedade.

Atualmente, o objetivo é preparar os formandos para a explosão contínua e diária de conhecimento médico, para o desenvolvimento tecnológico e para as expectativas mais exigentes dos doentes e da sociedade.

Para tal, a exposição precoce à realidade clínica, a promoção da auto-aprendizagem e a educação baseada em competências demonstram ser respostas eficazes em prol de uma educação médica que assenta em evidências sólidas e robustas, tendo em vista um ensino de qualidade.

Se ficou curioso e deseja obter mais informações sobre este artigo, consulte-o aqui

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Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

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 A FMUL dentro e fora de portas
 Relatório da Direção da FMUL | 2015-2018
 Conselho de Escola | Eleição dos Representantes do Corpo Discente
 Provas Académicas
 Fausto Pinto reeleito Diretor da Faculdade de Medicina por unanimidade
 4th Congress of the European Academy of Neurology
 Ana G. Almeida – Uma cardiologista que toca a perfeição
 Conferências “Infeção e Doenças Infeciosas” | 2018
 Novos Órgãos Sociais da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
 Apresentação – Fundo João Lobo Antunes
 3º Congresso Mundial da Cátedra UNESCO de Ensino e Investigação em Anatomia Digital Paris Descartes
 No balanço do PhD Students Meeting de 2018
 Workshop “Design and Communication in Science”
 Conferências “Infecção e Doenças Infecciosas”
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 Tópicos em destaque… VIH – Inibidores da Protéase
 Descoberta de novo gene associado ao desenvolvimento da Doença de Parkinson e da Demência de Corpos de Lewy
 Publicações Científicas (FMUL/HSM/IMM) maio – junho 2018
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 Professor Martins e Silva – história de um livro de memórias
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100 AnosPropriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa NIPC: 502662875  Periodicidade: Mensal  Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luís Pereira  Equipa Editorial:  Ana Raquel Moreira, Cristina Bastos, Isabel Varela, Joana Sousa, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Teixeira  Colaboração:  Gabinete de Relações Públicas, Internacionais e Comunicação  Versão Inglesa: AP|PORTUGAL- Language Services  Conceção: Metatexto, Lda. e-mail: news@medicina.ulisboa.pt  Sede do Editor e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa Estatuto Editorial Anotado na ERC 

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