António Guterres, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa
On 20 Fevereiro, 2018 2018 | Notícias FMUL Comentários fechados em António Guterres, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa No tagsNo passado dia 19 de fevereiro, António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas e antigo Primeiro-Ministro de Portugal, foi distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa.
A proposta desta distinção foi apresentada pelo Instituto Superior Técnico, instituição onde António Guterres estudou e exerceu funções de docente.
No seu discurso de agradecimento, deixou algumas mensagens fortes, nomeadamente para as comunidades académicas e científicas. “Aprender a aprender” foi a mensagem que quis passar aos alunos, porque “é imprevisível o que vai acontecer nas próximas décadas” e porque “os conteúdos que vão estudar estarão ultrapassados rapidamente”. Abordou a questão do “dilema ético do ciberespaço” e dos seus rápidos avanços, onde nem sempre há o tempo necessário para a sua regulamentação.
“A próxima guerra vai ser precedida de um maciço ciberataque com o objetivo de paralisar o inimigo”, disse.
Ainda no sentido de regular as novas tecnologias, apelou a que “as mulheres e os homens da ciência” saibam aplicar a inteligência artificial em benefício da Ciência, área que que exigirá aos estados maior preparação “para fazer grandes investimentos”.
Durante os últimos 10 anos, António Guterres desempenhou funções enquanto Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados. No decorrer de 2016, foi escolhido para assumir o cargo máximo daquela entidade, de que é Secretário-geral desde 1 de janeiro de 2017.
Créditos de imagem: Universidade de Lisboa