Novo ano e mais Investigação
On 29 Janeiro, 2018 2018 | Nota Editorial Comentários fechados em Novo ano e mais Investigação No tagsJaneiro costuma ser o mês em que planeamos fazer mudanças. É o ponto de partida para traçar planos e metas a atingir.
A nossa Newsletter tem sempre novidades e uma equipa empenhada em trazer à comunidade académica notícias sobre o que é acontece nesta casa e fomentar o espirito de pertença que todos temos razões para sentir.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e o Centro Hospitalar Lisboa Norte, no contexto do Centro Académico de Medicina de Lisboa, tem dos melhores profissionais do meio científico, bem como alunos exigentes, dispostos a chegar a esses mesmos padrões de qualidade. Estas pessoas têm um rosto, um percurso e um trabalho, que deve ser conhecido e partilhado pela comunidade académica.
Por isso foi decidido, todos os meses, dar a conhecer um pouco mais os vários agentes e setores que constituem esta casa, nomeadamente através da nossa rubrica Reportagem/Perfil, bem como outras.
Porque a investigação científica é um dos pilares de crescimento de um país e porque nesse leque de investigadores e médicos estão muitos nomes desta casa, resolvemos mostrar o que de melhor se tem feito na Investigação deste país, na nossa casa comum.
Bruno Silva Santos, vice-Diretor do iMM e Professor de Imunologia na FMUL, descobriu que, através da injeção de milhões de um tipo especial de glóbulos brancos, os linfócitos T, se poderia travar a leucemia em modelos animais.
Outro grupo de investigadores, coordenados pela Professora Maria do Carmo Fonseca e por Bruno de Jesus, descobriu um gene que reverte o processo de envelhecimento.
É sempre de investigação que se fala quando o GAPIC homenageia os melhores alunos que apresentaram teses finais dedicadas à Ciência. O aluno Diogo Maia e Silva defendeu uma tese sobre a heterogeneidade intra-tumoral, recebendo o Prémio GAPIC David-Ferreira.
Mas porque vos falo de metas a atingir, vale a pena ler o Plano de Atividades já disponível para 2018.
A solidão, ou a frustração de não estarmos sempre entre os melhores pode trazer-nos problemas do foro emocional. O Espaço S existe a pensar nos alunos que precisam de respostas.
Após a publicação do despacho que proíbe a venda de doces em locais de saúde pública, a equipa da Newsletter falou com a Professora e médica endocrinologista Isabel do Carmo e com o Psiquiatra do Hospital de Santa Maria, Manuel de Carvalho para conhecer melhor o inimigo mais doce do mundo.
Encontrou razões para ler este mês o que esta equipa preparou para si?
Apercebeu-se de que são todos da nossa casa? Uma casa que também é sua.
Estas são sem dúvida boas razões para continuar a acompanhar o que lhe vamos apresentar ao longo dos próximos meses.
Para todos, votos de um Fantástico, Saudável e muito Científico 2018.
Fausto J. Pinto
Diretor da FMUL