Alexandra Santos – A busca pelo melhor caminho
On 25 Janeiro, 2018 2018 | Investigação e Formação Avançada Comentários fechados em Alexandra Santos – A busca pelo melhor caminho No tagsAlexandra Santos é actualmente Senior Clinical Lecturer (Professora Associada) no King’s College London e combina a sua atividade académica com atividade clinica como Consultant in Paediatric Allergy (equivalente a Consultora em Alergologia Pediatrica) no Guy’s & St Thomas’ Hospital.
No Kings College desenvolveu uma investigação sobre Alergias Pediátricas, atualmente em laboratório testa a imunidade e tolerância das crianças perante a alergia ao amendoim.
No Dia da Investigação, foi uma das convidadas de referência e falou sobre a importância de definir cedo o que se quer e que tipo de carreira se quer ter, assim como da escolha de mentores que devem ser escolhidos, se possível, de áreas diferentes daquelas que já dominamos.
Num caminho de escolhas onde nunca se vai em linha reta, deixou um alerta para quem se inicia agora na investigação e nem sempre terá as certezas todas à sua frente.
A perseverança é o segredo de sermos bem-sucedidos?
AS: A perseverança é uma característica importante para o sucesso, outras são resiliência, motivação, auto-confiança e visão estratégica relativamente ao futuro.
Para fazermos uma boa investigação, temos de estar nela em pleno, sem trabalhos paralelos? Em Portugal há esta cultura de aperfeiçoamento?
AS: Para fazer investigação de qualidade, é importante ter tempo protegido em que podemos dedicar-nos a estudar, pensar e executar os projetos. O ideal é ter tempo integrado no horário de trabalho em que nos podemos dedicar à investigação, com a devida remuneração. Quando se tem que fazer investigação no nosso próprio tempo, à noite e ao fim-de-semana, fica mais difícil mantermo-nos competitivos para conseguir financiamento e publicações. Penso que a situação em Portugal está a mudar e espero que o Médico-Investigador seja uma figura comum num futuro próximo.
Joana Sousa
Equipa Editorial