A molécula que pode travar o envelhecimento
By Cristina Bastos On 12 Janeiro, 2018 2018 | Espaço Ciência Comentários fechados em A molécula que pode travar o envelhecimento Etiquetas:sliderCientistas do iMM João Lobo Antunes, coordenados por Carmo Fonseca e Bruno de Jesus, descobriram um gene que reverte o processo de envelhecimento da pele em ratinhos. A manipulação desse gene não só interrompe o envelhecimento como leva as células velhas a comportarem-se como novas.
Em declarações à TSF, a Presidente do iMM, Carmo Fonseca, explica as pioneiras descobertas:
“É uma reversão que permite as células voltarem a dividir-se, a produzir novas células porque uma das características das células envelhecidas é que já não se dividem mais e é por isso que os tecidos perdem as suas capacidades normais. Porque num organismo jovem as células dos tecidos estão sempre a ser substituídas por células novas. Ora, se nós somos capazes de voltar a fazer com que as células velhas se dividam, se propaguem, estamos a aumentar o período de vida de um tecido com características mais jovens. Isto mostra que o envelhecimento não é irreversível, não é um beco sem saída.
O mais importante na descoberta é o princípio da reversibilidade do envelhecimento.
Habitualmente tenta-se sempre manipular as vias de envelhecimento atuando sob proteínas e o que descobrimos é uma molécula que não tem nada a ver com proteínas, é uma molécula de ácido ribonucleico (RNA) que é muito particular e do qual se sabe ainda muito pouco. Estamos portanto a encontrar o filão desconhecido e temos interesse em perceber o que são estas moléculas novas como e onde atuam e como podem ser usadas. Este foi o primeiro resultado que mostra que a manipulação das moléculas, pode ter uma consequência visível e útil em termos de saúde humana”.
É um passo de gigante, publicado no passado dia 9 de Janeiro na revista Nature Communications.
Após a confirmação do resultado em ratinhos, vai ser tentada a aplicação do resultado em seres humanos.
A conversa com este grupo de investigação, a não perder, na próxima Newsletter, já em fevereiro.

Da esquerda para a direita:Tânia Carvalho, Sérgio Marinho, Maria do Carmo Fonseca, Bruno de Jesus e Catarina Vale
Fonte: TSF