Notícias do Pedagógico MAIO e JUNHO | 17
On 8 Junho, 2017 2017 | Notícias do Pedagógico Comentários fechados em Notícias do Pedagógico MAIO e JUNHO | 17 No tagsNº 88| MAI’17
MÉDICOS EMPÁTICOS PRECISAM-SE
A empatia é uma enorme componente de uma relação médico-doente satisfatória e o cultivo desta “qualidade” é um dos objetivos de aprendizagem proposto pela Association of American Medical Colleges (AAMC) para todas as escolas médicas americanas. Assim sendo, é importante examinar o que se entende como empatia e como se correlaciona com as escolas médicas.
Neste estudo, scores de empatia foram associados com a competência clínica e com o género, mas não o foram com a performance nos exames objetivos tais como o Medical College Admission Test (MCAT), e Steps 1 e 2 dos US Medical Licensing Examinations (USMLE).
São necessários mais estudos sobre este tópico para se perceber qual o papel que a empatia tem no ensino médico, para se formarem clínicos mais competentes.
Poderá aceder ao artigo aqui.
Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 89| MAI’17
ESTUDO
O MOODLE EM PROBLEM BASED LEARNING
Num ambiente educativo onde cada vez mais se regista a presença de ferramentas informáticas, é importante adaptar estratégias de ensino às novas tecnologias. Plataformas como o Moodle poderão ser importantes na flexibilização e dinamização de modelos de ensino.
Por exemplo, na implementação de estratégias educativas que requerem turmas pequenas – uma condição que nem sempre é possível na nossa Faculdade – como o Problem Based Learning, este pode ser uma mais-valia importante.
Presentemente, a plataforma Moodle da Faculdade é essencialmente utilizada para aceder a recursos disponibilizados pelos docentes. No entanto, o estudo abaixo examina a sua aptidão enquanto meio colaborativo para a resolução de problemas clínicos no âmbito do Problem Based Learning. Tal poderá ser um importante contributo para a dinamização do ensino na FMUL .
Aqui poderá aceder ao artigo.
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Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 90| JUN’17
ESTUDO
A ÉTICA DO CUIDAR
A ética do cuidar, apesar de ser objecto de discussão por filósofos, não foi sistematicamente aplicada nos campos da ética médica e na educação médica. Baseada na recetividade (ou seja, na empatia e compaixão) para com alguém e no assumir responsabilidades com outras pessoas, a ética do cuidar tem particular relevância na medicina. O cuidar guia o médico para ser sempre o defensor do doente e para manter a relação terapêutica que tem com este quando tem que lidar e resolver dilemas éticos. Este estudo discute a filosofia por detrás da ética do cuidar e discute três problemas que se levantam neste contexto: recetividade, assumir responsabilidade, e criar um ambiente educacional que promova este cuidado.
Se quiser saber mais, aceda ao artigo aqui.
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Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa