Docentes da FMUL no Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento na Univ. Cabo Verde
On 15 Abril, 2016 2016 | Notícias FMUL Comentários fechados em Docentes da FMUL no Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento na Univ. Cabo Verde No tagsParticipação de docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa no Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento (PGCD), na Universidade de Cabo Verde
O PGCD foi criado pensando na necessidade de formação de recursos humanos nos PALOP e em Timor-Leste, de forma a melhorar a qualidade da investigação científica, em especial na área das Ciências da Vida, naqueles países. É organizado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) com o apoio do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação (MESCI) de Cabo Verde, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Brasil e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal.
Destina-se a licenciados e mestres, tendo sido selecionados cerca de 15 a 20 alunos por ano. O primeiro ano de aulas decorre na Cidade da Praia, em Cabo Verde, e é consituido por 3-4 anos de investigação, em centros de excelência em Portugal ou no Brasil, escolhidos com o apoio da Direcção do Programa, da CAPES e da FCT, conduzindo à tese de doutoramento.
Desde 2014, centenas de docentes de várias instituições, incluindo a FMUL, colaboram no ensino do PGCD. O Módulo de Medicina Tropical é da responsabilidade do Prof. Thomas Hanscheid, da Prof. Emília Valadas, do Dr. Robert Badura e da Dra. Carla Mimoso Santos.

Figura 1. Grupo do PGCD na Universidade de Cabo Verde, na Cidade da Praia, 2015, com docentes da FMUL

Figura 2. Alunos PGCD, 2015
Profª. Doutora Emília Valadas
Professora Auxiliar
Clínica Universitária de Doenças Infecciosas
clinica.doencasinfecciosas@medicina.ulisboa.pt