Sarau Cultural AEFML – Comemorações do Centenário
On 30 Abril, 2014 Eventos | 2014 Comentários fechados em Sarau Cultural AEFML – Comemorações do Centenário No tagsNo seguimento das Comemorações do seu Centenário, no dia 25 de Março de 2014, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa organizou o Sarau Cultural 100 Anos AEFML: 100 anos de representação, 100 anos de associativismo, 100 anos de cidadania e de participação ativa na sociedade, 100 anos de história e tradição!
O Sarau Cultural, na sua génese, começou por ser um momento intimista, com participações de grupos culturais que incluíam somente alguns alunos de Medicina. Nos últimos anos, o crescente interesse dos alunos pela vida artística da sua faculdade plasmou-se em atuações cada vez mais ambiciosas.
O crescimento foi tal que proporcionou, no dia 25 de Março, a apresentação de um espetáculo exclusivamente construído por alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Neste evento, e dada a conjuntura vivida no Ensino Superior da cidade de Lisboa, a homenagem dirigiu-se à recém fundada Universidade de Lisboa. É certo que a fusão das Universidades “Clássica” e Técnica de Lisboa marcou o início de um novo capítulo da Academia olisiponense. Foi com esse mote que acreditámos ser este o momento certo para afirmarmos a Universidade que queremos no futuro. Uma Universidade de prestígio, aberta, plural, solidária, inclusiva e promotora da excelência. Assim, homenageámos o Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, o Prof. Doutor António Cruz Serra, agente indispensável e de enorme relevância na construção desta nova Academia, ao qual oferecemos uma capa preta de finalista, com 6 fitas amarelas, simbolizando os 6 anos do curso de Medicina.
Claro que o espaço adequado só poderia ser um: a Aula Magna da Universidade de Lisboa. Sala que, com grande orgulho, vimos repleta. Reunimos a comunidade académica da FMUL e da ULisboa, bem como pais e familiares, em torno da Cultura.
Foi nosso firme desejo tornar este Sarau num momento não só lúdico, mas também didático, pois, através das actuações de enorme qualidade, mostrámos “Músicas de todo o Mundo”! Quisemos também associar este espectáculo a uma iniciativa solidária, e, por isso, no final da 1ª parte, houve espaço para uma Selfie com Nariz Vermelho, que ficou para a história.
O público presente sentiu-se certamente impressionado não só pela qualidade técnica e interpretativa dos solistas e conjuntos mais pequenos, mas também pelo poder vibrante da união dos futuros médicos. E o espectáculo não poderia ter terminado de melhor forma, com mais de 40 alunos e 1 professor da FML, a actuar em conjunto, com direito a Orquestra e Coro, em prol de um objectivo comum: fazer música!
Maria Guilhermina Batista de Loureiro Pereira
magui.blp@gmail.com