• Newsletter
  • Busca
  • Contacto
  • Home (próxima newsletter em preparação)
  • Home
  • News nº 80 | Jun. 2018
  • News nº 81 | Jul. 2018
  • News nº 82 | Set. 2018
  • News nº 83 | Out. 2018
  • News nº 84 | Nov. 2018
  • News nº 85 | Dez. 2018
  • News nº 86 | Jan. 2019
  • News nº 87 | Fev. 2019
  • News nº 88 | Mar. 2019
  • News nº 89 | Abr. 2019
  • News nº 90 | Mai. 2019
  • News nº 91 | jun. 2019
  • News nº 92 | jul. 2019
  • News nº 93 | set. 2019
  • Newsletters
    • 2008 – 2009
      • News nº 1 | nov. 2008
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
    • 2010 – 2011
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
    • 2012 – 2013
      • News nº 25 | jan. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
    • 2014 – 2015
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
    • 2016 – 2017
      • News nº 54 | jan. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 71 | set. 2017
      • News nº 72 | out. 2017
      • News nº 73 | nov. 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
    • 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
  • Subscrever Newsletter
My Company
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News nº 73 | nov. 2017
      • News nº 72 | out. 2017
      • News nº 71 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto
Main Menu
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News nº 73 | nov. 2017
      • News nº 72 | out. 2017
      • News nº 71 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto

A Biblioteca-CDI da FMUL

By etavares On 30 Abril, 2014 Reportagem / Perfil | 2014 Comentários fechados em A Biblioteca-CDI da FMUL No tags

Lema: “Trabalhar sempre em prol das necessidades do utilizador e dos seus interesses, chamando a si a responsabilidade de desenvolver incessantemente as suas capacidades profissionais e de relacionamento humano, revelando interesse pelo evoluir das tecnologias da informação, pesquisando novas fontes de informação em saúde, de modo a estabelecer com o utilizador uma cumplicidade profissional que conduza à excelência dos serviços prestados”.

bibes

Enquadramento Histórico

A história da Biblioteca-CDI da FMUL desenrola-se ao longo de quase dois séculos de existência, cruzando-se naturalmente com a história do ensino médico em Portugal. Destacam-se os seus ilustres alunos e professores, que contribuíram decisivamente para o enriquecimento patrimonial e intelectual desta biblioteca, confiando ao seu cuidado as suas bibliotecas pessoais, para que fossem conservadas, tratadas e disponibilizadas aos seus discípulos. A título de exemplo, podemos referir os legados de Simão José Fernandes e de Sousa Martins, entre outros.

As suas origens datam de 1815, com a criação da Livraria Cirúrgica no Hospital Real e Nacional de São José, a pedido dos ajudantes e praticantes matriculados nas aulas de anatomia e de cirurgia. Dos principais acontecimentos que marcam a sua história, salientam-se a inauguração, em 1906, do edifício do Campo de Santana, destinado ao ensino das disciplinas teóricas, para onde transitou também a Biblioteca e, posteriormente, a inauguração do edifício do Hospital Escolar de Santa Maria, para onde se transferiu a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (criada em 1911), bem como a sua biblioteca, onde permanecem desde 1954 até aos dias de hoje.

Orgulhosa do seu passado, mas de olhos postos no futuro, a equipa da Biblioteca-CDI pretende contribuir para o incremento da qualidade e competitividade do ensino/aprendizagem e investigação, alinhando a sua estratégia de actuação com os objectivos definidos para a FMUL e de acordo com os níveis de excelência e qualidade promovidos pela ULisboa.

Actualmente a Área de Biblioteca e Informação, integra dois núcleos: o núcleo de Biblioteconomia / Arquivo Histórico e o núcleo de Difusão da Informação / Biblioteca Digital, sendo a sua coordenação científica gerida pelo Professor Bibliotecário, Professor Doutor António Vaz Carneiro, e a coordenação técnica pela Bibliotecária Susana Henriques. O modelo de gestão adoptado aposta no envolvimento de todos os elementos da equipa, sem os quais os níveis de qualidade e excelência propostos já mais seriam atingidos.

Missão
Organizar, gerir e difundir os recursos bibliográficos e fontes documentais, através de métodos e tecnologias da informação utilizados universalmente pela biblioteconomia e ciências Documentais, constituindo um pólo de conhecimento e disseminação do saber, de modo a contribuir, com pertinência e evidência, para a educação, investigação e tomadas de decisão na prática médica e ainda cooperar em redes e projectos de informação nacionais e internacionais que beneficiem toda a comunidade científica do CAML.

Visão
Ser uma referência a nível nacional e internacional, exemplar nas metodologias de actuação e actualização constante, com enfoque no cliente – o utilizador da documentação e informação.

Valores 
o Compromisso Institucional – avaliar as exigências e necessidades de informação a cada momento da vida institucional, pautando-se por regras de conduta baseadas na confidencialidade, responsabilidade e rigor tendo por base a salvaguarda das questões de saúde e do ser humano.
o Credibilidade – promover padrões de qualidade, pertinência, evidência científica e rigor da informação tendo em vista o elevado reconhecimento da biblioteca e da respectiva equipa.
o Inovação – desenvolver novos serviços acompanhando a mudança e respondendo aos desafios, centrados nas necessidades dos utilizadores de modo a potenciar as suas pesquisas e investigações.
o Cooperação – trabalhar em prol das necessidades dos utilizadores e dos respectivos interesses, interagindo com os vários stakeholders, isto é, com as várias partes interessadas.

Áreas de Actuação 
Biblioteconomia/Arquivo Histórico:

o Planeamento e controlo de aquisições
o Gestão de colecções
o Tratamento técnico – Catalogação, classificação e indexação no catálogo ALEPH18 no âmbito do SIBUL
o Depósito da produção científica da FMUL no Repositório.UL
o Preservação e conservação

Difusão da Informação / Biblioteca Digital: 
o Atendimento e referência
o Pesquisa e Formação
o Cooperação e Marketing
o Biblioteca Digital

Serviços Disponíveis:
o Salas de estudo
o Salas multimédia
o Empréstimo domiciliário
o Empréstimo Interbibliotecas
o Serviço de Referência: pesquisa bibliográfica; estudos bibliométricos; apoio a trabalhos académicos
o Formação de utilizadores
o Fotocópias, impressões e digitalizações
o Acesso remoto via VPN

Desafios Futuros 
Os desafios emergentes do panorama actual, marcados pela necessidade de renovação e contenção, exigem uma inevitável adaptação dos serviços disponibilizados, apontando para uma economia cada vez mais integrada e partilhada de recursos.

Neste âmbito, surge a necessidade de planeamento de um novo modelo de biblioteca universitária, elemento activo e essencial para disponibilização de recursos de apoio às actividades inerentes ao ambiente académico.

Enquadrada no mundo tecnológico em que a globalização digital é uma realidade, a Biblioteca-CDI definiu como estratégia fundamental a aposta na disponibilização de recursos electrónicos. Neste contexto a colecção em papel tem vindo progressivamente e de forma sustentada, a dar lugar a uma colecção largamente electrónica.

Esta opção permite o acesso e consulta dos recursos disponíveis, para além dos espaços físicos da Biblioteca, a partir da sua homepage, possibilitando que esta se mantenha disponível 24 hora por dia, 7 dias por semana, em qualquer parte do mundo, via VPN – virtual private network, apostando no lema: “A Biblioteca está onde tu estás.”

A aposta nos recursos online, fomentou a preferência dos utilizadores pelos formatos digitais, por um lado, e por outro, aumentou as necessidades de formação sentidas especialmente para a consulta de bases de dados.

Assim, a par do investimento que é feito nos recursos tecnológicos, torna-se imperativo o investimento na formação dos utilizadores, para que estes possam ter uma maior capacidade e autonomia na recolha de informação e aquisição de conhecimento.

Neste âmbito, a Biblioteca-CDI disponibiliza um programa de formação, de acordo com os recursos disponíveis e com as necessidades específicas dos diversos grupos de utilizadores – alunos do ensino pré e pós-graduado, médicos e investigadores.

O programa formativo visa por um lado apresentar e divulgar os serviços e recursos existentes, e por outro, aprofundar cada um deles, proporcionando aos utilizadores ferramentas de pesquisa, recuperação, análise e gestão da informação, apostando assim no desenvolvimento das competências infoliterárias.

A formação desenvolvida pelos serviços da Biblioteca-CDI, não estando integrada no curriculum académico, faz parte do programa formativo da unidade curricular de Medicina Baseada na Evidencia, colaborando também com o Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa.

O Projecto de Formação pretende garantir que desde cedo todos os utilizadores reconheçam não só os recursos disponíveis, mas também a importância do desenvolvimento de competências ao nível da recuperação e gestão da informação, intervindo fortemente junto dos alunos de primeiro ano do MIM, para que estes rentabilizem o seu processo de aprendizagem e percurso académico.

Fundamental para garantir uma constante actualização e qualidade dos serviços prestados é o estabelecimento de parcerias e colaborações com outras bibliotecas congéneres e redes nacionais e internacionais especializadas no tratamento e difusão da documentação e informação em saúde. Destas destaca-se a colaboração com a APDIS – Associação Portuguesa de Documentação e Informação em Saúde, cujo secretariado se encontra sediado na Biblioteca-CDI da FMUL, bem como a EAHIL – European Association for Health Information and Libraries, de cujo International Council é membro.

Os desafios futuros são muitos, a Biblioteca-CDI continuará a apostar na qualidade dos serviços prestados, na rentabilização dos recursos, na actualização constante e no desenvolvimento de competências para que continue a ser uma Biblioteca de referência a nível nacional e internacional, exemplar nas metodologias de actuação e actualização constante, com enfoque no cliente – o utilizador da documentação e informação.

logoBibliotecaSITE DA BIBLIOTECA

 

Susana Henriques
susanahenriques@medicina.ul.pt

Share

Pesquisa

Índice – News nº 41 | abr/mai. 2014
 À espera do Verão
 Homologação dos Estatutos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
 Investigadores do IMM-FMUL abrem portas a novas terapêuticas para a doença de Parkinson
 Diana Gaspar, investigadora do IMM-FMUL, recebe bolsa de investigação da Associação Laço
 Prof. Rui Tato Marinho eleito Member of General Assembly of United European Gastroenterology
 Prof. Fausto J. Pinto recebeu a Medalha de Ouro Prof. Libensky da Sociedade Checa de Cardiologia
 A Biblioteca-CDI da FMUL
 Entrevista ao Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Professor Bibliotecário da FMUL
 Dia do Candidato 2014 | A FMUL recebe mais de uma centena de alunos do ensino secundário
 A FMUL na edição da FUTURÁLIA 2014
 Conferência VIH-2: o Vírus esquecido
 Sessão de apresentação de projecto em Nutrição e Oncologia
 Dia Mundial da Voz comemorado com Comunicação Científica sobre o tumor de cabeça e pescoço
 Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente 2014
 Tomada de Posse dos Membros Discentes do Conselho de Escola e do Conselho Pedagógico da FMUL
 Sarau Cultural AEFML – Comemorações do Centenário
 Publicações Recentes do Serviço de Cardiologia em Revistas Científicas
 Inauguração da Portuguese Branch da Cochrane Collaboration na FMUL | 24 de Junho 2014
 Em Busca de Opúncias
 Campanha de Colheita de Sangue e Registo de Dadores de Medula Óssea
 Projecto do GAPIC/FMUL financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian
 Publicações Científicas – FMUL / HSM / IMM (Fevereiro-Abril 2014)
 Pesquisar Ciência e Saúde
 Provas Académicas na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
 Prof. Rui Tato Marinho realizou e co-autorou um ensaio clínico publicado no NEJM
 Efemérides | Saúde
 34º Ciclo de Conferências de Infecciologia | Maio
 IV Congresso Soc. Port. de Psicossomática: “Tratar o futuro – Um lugar para a saúde” | 30 e 31 Maio
My Company

100 AnosPropriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa NIPC: 502662875  Periodicidade: Mensal  Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luís Pereira  Equipa Editorial:  Ana Raquel Moreira, Cristina Bastos, Isabel Varela, Joana Sousa, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Teixeira  Colaboração:  Gabinete de Relações Públicas, Internacionais e Comunicação  Versão Inglesa: AP|PORTUGAL- Language Services  Conceção: Metatexto, Lda. e-mail: news@medicina.ulisboa.pt  Sede do Editor e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa Estatuto Editorial Anotado na ERC 

  • Increase Font
  • Decrease Font
  • Black & White
  • Inverse Colors
  • Highlight Links
  • Regular Font
  • Reset
Real Accessability