• Newsletter
  • Busca
  • Contacto
  • Home (próxima newsletter em preparação)
  • Home
  • News nº 80 | Jun. 2018
  • News nº 81 | Jul. 2018
  • News nº 82 | Set. 2018
  • News nº 83 | Out. 2018
  • News nº 84 | Nov. 2018
  • News nº 85 | Dez. 2018
  • News nº 86 | Jan. 2019
  • News nº 87 | Fev. 2019
  • News nº 88 | Mar. 2019
  • News nº 89 | Abr. 2019
  • News nº 90 | Mai. 2019
  • News nº 91 | jun. 2019
  • News nº 92 | jul. 2019
  • News nº 93 | set. 2019
  • Newsletters
    • 2008 – 2009
      • News nº 1 | nov. 2008
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
    • 2010 – 2011
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
    • 2012 – 2013
      • News nº 25 | jan. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
    • 2014 – 2015
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
    • 2016 – 2017
      • News nº 54 | jan. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 71 | set. 2017
      • News nº 72 | out. 2017
      • News nº 73 | nov. 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
    • 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
  • Subscrever Newsletter
My Company
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News nº 73 | nov. 2017
      • News nº 72 | out. 2017
      • News nº 71 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto
Main Menu
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News nº 73 | nov. 2017
      • News nº 72 | out. 2017
      • News nº 71 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto

1ª Convenção de Funcionários da Universidade de Lisboa – 26 de Maio de 2012

By etavares On 30 Junho, 2012 Notícias FMUL | 2012 Comentários fechados em 1ª Convenção de Funcionários da Universidade de Lisboa – 26 de Maio de 2012 No tags

Teve lugar, no passado Sábado, dia 26 de Maio, no Edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa (UL), a 1ª Convenção de Funcionários da UL.
Todos foram chamados a participar nos trabalhos, em ambiente de convívio salutar e, essencialmente, de colaboração institucional, para além das realidades individuais de cada umas das faculdades, do dia-a-dia de trabalho de cada funcionário, equipa ou unidade orgânica.
Como premissa, a consciência comum de que não faz sentido pensar o presente e o futuro da Instituição isoladamente, muitas vezes com duplicação de processos, quando há tanta experiência, conhecimento e know-how para partilhar.
É justo salientar aqui que a realização desta Convenção surge, desde o início, como um projecto do Administrador da UL, David Xavier. Luís Pereira, Secretário da FMUL, foi convidado a assumir as responsabilidades de coordenação, enquanto uma equipa de trabalho de que fizeram parte as colegas Susana Leal, Ana Rute Ferreira, Sofia Cruz, Célia Nunes, Isabel Tadeu, Márcia Vila, Cláudia Sousa e Carine Pires tomou a seu cargo a materialização do projecto, no início do ano.
O tema da convenção – Prosseguir a Excelência, promovendo as competências – partia da ideia que a UL tem serviços de Excelência e deve prosseguir o seu desenvolvimento, através do seu capital humano, através dos seus recursos próprios, promovendo as suas competências. O debate lançado – Perspectivas para o Futuro – incitava todos os intervenientes a apontar os seus discursos ao futuro, àquilo que se pode e pretende vir a fazer pela UL e que nós, todos, podemos construir.

Procurou-se, e na conclusão dos trabalhos, era nítido que esse objectivo foi em larga medida atingido, fazer um ponto de situação, o “estado da arte” das grandes áreas de actuação da UL – serviços académicos, financeiros, bibliotecas, etc.

Antes de cada colaborador apresentar a sua área de actividade, pretendia-se fazer um ponto de situação do que somos (“Apresentação da recolha de dados – Quantos somos? Como somos? O que fazemos” – David Xavier) e de como estamos (“Apresentação dos resultados do questionário de satisfação dos funcionários não-docentes” – Valentina Oliveira). Seguiram-se as intervenções das boas práticas existentes e presentes na UL numa perspectiva geral (“A colaboração transversal por setor de atividade no seio da UL – a experiência dos GATUL’s/SIBUL” – Luis Pereira), dos SPUL como nova forma de organização dos serviços (“Novas formas de organização dos serviços” – Márcia Vila), das escolas, exemplo da CAF da FMUL e da Gestão por objectivos da FCUL (“A auto-avaliação dos serviços – a experiência da CAF na FMUL” – Isabel Aguiar e “Accountability e apoio à decisão” – Ana Bela Rocha), e o nosso futuro com o Projecto do Balcão Único (“O Projeto Balcão Único” – Ricardo Reis”).
Os workshops, que dividiram o grupo por áreas temáticas, permitiram o trabalho em torno de questões específicas (o Projecto SIBUL, mobilidade dos estudantes)
Podemos afirmar que a Convenção se revestiu de um sucesso considerável, também no tocante ao número de participantes (cerca de 330 colegas, ou seja, ¼ dos não docentes da UL!) e discussão em torno das questões que a todos os funcionários dizem respeito.
Antes do início dos trabalhos, foram exibidos dois filmes, um com uma mensagem do Reitor, António Sampaio da Nóvoa, que saudou os participantes e nos transmitiu a sua satisfação pela realização da Convenção. O segundo, com testemunhos dos colaboradores mais antigos, com uma mensagem clara de continuidade, de identidade, invocando uma memória e um património comuns.
No que respeita ao decurso dos trabalhos, certo é que o programa estabelecido foi cumprido, com sessões plenárias muito participadas, workshops e comunicações que permitiram um conhecimento mais aprofundado e actualizado da Universidade.
Uma vez que se tratava de reunir centenas de funcionários da UL num dia de fim-de-semana, tradicionalmente mais dedicado à vida pessoal e familiar, este importante aspecto não foi descurado e foi dada aos participantes a possibilidade de trazerem as crianças a seu cargo para ficarem na Creche dos SASUL no decurso dos trabalhos. As refeições tiveram lugar na Cantina I, num salutar ambiente de confraternização e boa disposição.
Foi o resultado do trabalho de um conjunto de pessoas que permitiu que tudo funcionasse no próprio dia, de forma impecável – desde os diversos serviços dos SASUL envolvidos (creche e refeitório) ao apoio informático organizado pelos SPUL, e ao apoio de bolseiros da UL- Consciência Social.
Houve um momento lúdico, bastante divertido e… calórico!
A Convenção foi bastante participada, com colegas de todas as faculdades. Embora haja actualmente um grande número de equipas pluridisciplinares que juntam colegas de faculdades diferentes, havia e há ainda algum desconhecimento comum (o que é perfeitamente natural, em face do trabalho decorrente em espaços distintos e mesmo, no caso da Faculdade de Belas Artes, situada fora do Campus, no outro lado da Cidade). Na verdade, esta foi a primeira vez que se juntaram tantos funcionários de todas as faculdades.

Por outro lado, a discussão de temas como, a título de exemplo, o projecto SIBUL (Sistema Integrado das Bibliotecas da Universidade de Lisboa), os GATUL (Grupo Técnico de Apoio à Universidade de Lisboa), o apoio à investigação científica, questões específicas relacionadas com os estudantes (identificação única, mobilidade, estudantes estrangeiros, etc.) a Sustentabilidade, a Higiene e Segurança no Trabalho, etc., são temas transversais desde a sua génese e que importava e importa discutir com todos as partes interessadas.
Estamos em crer que esta Convenção poderá bem marcar o ponto de partida para uma nova fase no relacionamento institucional na UL. Para bem de toda comunidade académica.
Tendo tido a ocasião de debater temas diversos com vários colegas, podemos dizer que há um sentimento generalizado de que esta é uma instituição riquíssima do ponto de vista humano, do ponto de vista das suas potencialidades e que o trabalho conjunto e planificado poderá trazer, tanto a curto como a médio e longo prazo, melhorias assinaláveis, para bem da Universidade Portuguesa.
Será feita a edição do material da convenção: resumos e comunicações, bem como das conclusões finais, que foram apresentadas na sessão final pelos relatores, em livro.
A FMUL, já o dissemos, esteve representada por vários colegas, nomeadamente pelos autores de algumas das apresentações que tiveram lugar:

Luís Pereira – “A colaboração transversal por setor de atividade no seio da UL – a experiência dos GATUL’s/SIBUL”
Isabel Aguiar – “A auto-avaliação dos serviços – a experiência da CAF na FMUL”
Carla Lopes – “Novos Desafios na Gestão da UL: O Papel da Contabilidade Analítica”
Hortênsia Sequeira – “Apoio aos Laboratórios e Clínicas”

Foi ainda referido o projecto, caro a muitos membros da comunidade académica, de criação de uma comissão de trabalhadores, já em curso.

Reportagem da Convenção. 

Revista Pulsar

André Silva
Equipa Editorial
andresilva@fm.ul.pt

Share

Pesquisa

Índice – News nº 27 | jun. 2012
 Juntar Esforços em Tempo de Mudança
 Primeiro Centro de Simulação Médica e Robótica em Portugal será na Faculdade de Medicina da UL
 Certificação Europeia do Laboratório de Histopatologia Cutânea da C. U. Dermatologia
 Professor Jorge Mineiro, da FMUL distinguido pelo Royal College of Surgeons de Edinburgo
 Sepsis Award 2012 to Master Degree Student from FMUL Márcia Boura
 Eleição de Delegados Sindicais
 Candidaturas ao Cargo de Director da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
 1ª Convenção de Funcionários da Universidade de Lisboa – 26 de Maio de 2012
 Sessão Comemorativa – Dia da Faculdade 2012
 Dia Solidário – Confraria São Vicente de Paulo
 Cerimónia de Atribuição do Prémio Professor Pulido Valente – Ensino 2012
 O Centro Académico em tempo de crise. Saúde, Educação e Ciência
 X Jornadas da APDIS “As Bibliotecas das Ciências da Saúde na era da Literacia Digital”
 50º Aniversário do Dia do Estudante – Crise Académica de 1962
 Retrato do Dia do Candidato na FMUL 2012
 Faculdade de Ajudar – Campanhas
 Doutoramentos, Mestrados e Cursos de Especialização – FMUL/IFA
 Fundação Calouste Gulbenkian aprova projecto do GAPIC / FMUL
 Publicações científicas
 Prémios Investigação
 Provas Académicas na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
 Participação de Docentes em Júris de Provas Académicas em outras instituições (de Dezembro de 2012 a Fevereiro de 2012)
 Miocardiopatia Peripartum – Caso clínico e Revisão sistemática da literatura
 Protocolos de Colaboração e de Associação da Faculdade de Medicina de Lisboa
 CEO por um dia, Sofia Ribeiro
 Pesquisar Ciência e Saúde
 Caminhada Meco-Cabo Espichel
 Gabinete de Desporto – Universidade de Lisboa
 Questionário de Avaliação da news@fmul
 Correcção de Exames por Leitura Óptica (LOE) – Indicadores de Execução
 Indicadores do 15.º Programa “Educação pela Ciência” – 2011/2012
 Tabela de Emolumentos da Universidade de Lisboa
 Curso de Iniciação ao SPSS – Inscrições até 20 de Junho
 7th YES Meeting – Submissão de trabalhos até 25 Junho
My Company

100 AnosPropriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa NIPC: 502662875  Periodicidade: Mensal  Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luís Pereira  Equipa Editorial:  Ana Raquel Moreira, Cristina Bastos, Isabel Varela, Joana Sousa, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Teixeira  Colaboração:  Gabinete de Relações Públicas, Internacionais e Comunicação  Versão Inglesa: AP|PORTUGAL- Language Services  Conceção: Metatexto, Lda. e-mail: news@medicina.ulisboa.pt  Sede do Editor e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa Estatuto Editorial Anotado na ERC 

  • Increase Font
  • Decrease Font
  • Black & White
  • Inverse Colors
  • Highlight Links
  • Regular Font
  • Reset
Real Accessability