Cursos de Formação Contínua da Faculdade de Medicina UL- Não Conferentes de Grau Académico
On 31 Março, 2012 Investigação e Formação Avançada | 2012 Comentários fechados em Cursos de Formação Contínua da Faculdade de Medicina UL- Não Conferentes de Grau Académico No tagsO Instituto de Formação Avançada (IFA) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) organiza anualmente vários cursos de formação contínua com carácter profissionalizante. Estes cursos destinam-se a um público diversificado, estão organizados de acordo com o Processo de Bolonha, atribuindo ECTS, cujo número varia de acordo com a sua duração, e permitem a obtenção de um diploma pela sua conclusão.
Estes cursos podem ser classificados em dois grandes grupos:
– Cursos Pós-Graduados de Aperfeiçoamento
Visam o aprofundamento de conhecimentos ou a aquisição de novas técnicas nas respectivas áreas, com componente teórico e prático e cariz profissionalizante ou tecnológico.
– Cursos Pós-Graduados de Actualização
O seu objectivo é a formação continuada, possibilitando a aprendizagem de novas técnicas e de conhecimentos em determinadas áreas, com componente teórico e prático e cariz profissionalizante ou tecnológico.
Indica-se de seguida o elenco de cursos organizado pelo IFA.
Cursos Pós-Graduados de Aperfeiçoamento
– Aspectos Práticos da Investigação Clínica
Dotar os participantes de uma experiência prática e crítica que lhes permita autonomia para planear e executar aspectos fundamentais de um estudo clínico bem conseguido.
Os participantes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos relevantes ao desenho e à condução de estudos e, sobretudo, praticarem a decisão e o exercício em aspectos práticos em investigação clínica.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse na tomada de decisão ou em actividades de investigação nas áreas clínicas ou de saúde pública.
5 ECTS
– Ecocardiografia Hands-On
Os participantes deverão adquirir os seguintes conhecimentos através do Curso: a) Fundamentos da ecocardiografia e do Doppler cardíaco; b) optimização de imagens; c) técnica de execução da ecocardiografia transtorácica e transesofágica; d) aprendizagem e treino de interpretação de exames e sua integração clínica, com ênfase nas seguintes áreas: avaliação hemodinâmica do doente de cuidados intensivos e de anestesiologia, função ventricular, patologia do pericárdio, reconhecimento de padrões valvulares estenóticos e regurgitantes; e) capacidade de efectuar relatórios.
Destinatários: Médicos anestesiologistas, intensivistas, internistas e também cardiologistas ou de outras especialidades.
40 ECTS
– Hipnose Clínica e Experimental (Básico e Avançado)
Proporcionar a compreensão das teorias, dos procedimentos, da investigação e das aplicações clínicas actuais da Hipnose, bem como ensinar competências práticas nas aplicações Clínicas.
Destinatários: Licenciados Pré e Pós Bolonha (Medicina, Nutrição, Medicina Dentária, Enfermagem, Psicologia, Educação Especial e Reabilitação, Psicopedagogia) e outras áreas da Saúde.
2,5 ECTS
– Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia
O Curso de Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia abrange os conceitos fundamentais para a compreensão e crítica da análise de dados multivariada e modelização estatística, como os conceitos de Regressão Linear, Regressão Logística, Análise de Sobrevivência, Análise Multifactorial, Classificação (Clusters), Análise em Componentes Principais, Análise Factorial. A utilização de vocabulário para comunicar com o estatístico será um aspecto sempre presente na formação.
Destinatários: Destinado a Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Matemáticas e outros Profissionais da Saúde, que pretendam planear, discutir, realizar ou desenvolver a capacidade crítica na análise estatística de dados de investigação clínica e epidemiológica.
8 ECTS
– Iniciação à Cirurgia
Iniciação à prática cirúrgica através de workshop especificamente planeado. Auto-aprendizagem de competências técnicas básicas em cirurgia. Ensino individual e intensivo em sala de cirurgia experimental, com apoio e orientação de tutores. Demonstração por vídeo de cada estação prática de ensino e repetição em modelos e simuladores. Orientação e avaliação pelos tutores.
Destinatários: Médicos em especial Internos de Especialidades Cirúrgicas.
4 ECTS
– Introdução à Bioestatística
O Curso demonstra e aplica conceitos fundamentais para a compreensão crítica da análise de dados – distribuição probabilística, hipótese e teste estatístico, intervalo de confiança, análise de dados descritivos e testes de hipóteses com um ou dois grupos. Dirigido ao não-estatística a iniciar-se na análise estatística em investigação clínica, o curso pretende “ensinar a fazer, fazendo”. A sua forte componente prática inclui o uso do software estatístico, a realização de análises de dados, a interpretação de relatórios estatísticos e a crítica de artigos com estudos originais.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais, Ciências Matemáticas e outros Profissionais da Saúde, que pretendam planear, discutir, realizar ou desenvolver a capacidade crítica na análise estatística de dados de investigação clínica e epidemiológica.
8 ECTS
– Espaço-Projecto: Abordagem Prática à Investigação Epidemiológica
O Espaço Projecto propõe um modelo de formação pós-graduada promotora do desenvolvimento de competências e aptidões em investigação clínica e epidemiológica, para a realização de projectos de investigação.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais, Ciências Matemáticas e outros Profissionais da saúde, com interesse na aquisição de competências em investigação clínica.
10 ECTS
– Luto em Ciências da Saúde
Proporcionar compreensão das teorias explicativas do luto. Habilitar em procedimentos de avaliação no processo de luto. Qualificar em intervenções individuais, familiares grupais e comunitárias no processo de luto.
Destinatários: Licenciados ou mestres em medicina, psicologia, enfermagem, serviço social e outros profissionais de saúde que pretendam adquirir competências práticas nas aplicações clínicas ao processo de luto em ciências da saúde.
5 ECTS
– Sutura Laparoscópica
Aperfeiçoamento da técnica de sutura laparoscópica em Pelvitrainer, utilizando modelos sintéticos.
Destinatários: Internos do Internato de Especialidade e Especialistas em Ginecologia e Obstetrícia
1 ECTS
Cursos Pós-Graduados de Actualização
– Análise Multifactorial em Epidemiologia
Objectivos: Transmitir os conhecimentos básicos de SPSS e as diferentes técnicas de análise multifactorial de dados mais comummente usados em epidemiologia.
Destinatários: Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Matemáticas, Técnicos Superiores de Saúde, Diagnóstico e Terapêutica, e outros Profissionais de Saúde envolvidos ou interessados em envolverem-se em análise de dados, actividades de investigação ou tomada de decisão nas áreas clínicas ou de saúde pública. 5 ECTS
– Ciências do Sono
Conhecimentos sobre as práticas de registo e de avaliação quantitativa das várias fases do Sono; Conhecimento das principais patologias do Sono, das respectivas regras diagnosticas e soluções terapêuticas; noções de Genética, Semiologia e Patologia em Medicina do Sono. Identificação dos impactos para o indivíduo e para a sociedade das perturbações do Sono
Destinatários: Licenciados em Medicina, Psicologia, Biologia, Enfermagem, Engenharia Biomédica, Motricidade Humana, Farmácia, Bioquímica, Engenharia Genética, Neurofisiologia, Cardiopneumologia e outros.
4 ECTS
– Construção, Validação, Aplicação e Interpretação de Questionários
Os questionários são dos instrumentos de medida frequentemente utilizados em investigação e a sua adequada construção é um factor determinante da qualidade dos estudos.
Este curso está estruturado para capacitar para a escolha, construção, validação, aplicação e interpretação de “bons questionários”. Compreender as bases teóricas da medição em saúde. Saber escolher um questionário adequado aos objectivos da investigação.
Destinatários: Destina-se a Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse em desenvolver investigação em saúde pública, epidemiologia e epidemiologia clínica.
5 ECTS
– Cuidados Paliativos
Conhecer os princípios fundamentais da prestação de cuidados paliativos; Reflectir sobre o papel do profissional de saúde no atendimento a este tipo de doentes; Integrar os diferentes aspectos das necessidades da pessoa doente e sua família; Adequar os objectivos terapêuticos às necessidades do doente terminal.
Destinatários: Profissionais de Saúde que prestam cuidados a este tipo de doentes, nomeadamente nas áreas de Medicina Interna, Oncologia Médica, Cirurgia, Infecto-contagiosas, Psiquiatria, Anestesiologia, Neurocirurgia, Neurologia, Radioterapia, e Medicina Geral e Familiar e Outras.
1 ECTS
– Decisões Éticas em Fim de Vida
Análise de problemas éticos levantados por doentes em fim de vida em vários contextos (cuidados intensivos, cuidados paliativos). Demonstração e análise de casos (histórias e videogravações).
Destinatários: Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e Técnicos de Serviço Social.
1 ECTS
– Doenças Infecciosas Emergentes
Aquisição e aprofundamento de conhecimentos e desenvolvimento de competências no âmbito deste fenómeno biológico do cosmos microbiano.
Destinatários: Licenciados em Medicina, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem e outros Profissionais ligados à Saúde.
3 ECTS
– Ecocardiografia Hands-On
Apreender conhecimentos e treino na área da ecocardiografia, especificamente destinada ao contexto da anestesiologia e dos cuidados intensivos, incluindo a aquisição dos planos básicos de ecocardiografia transtorácica e transesofágica, a optimização da imagem, a revisão das principais patologias do doente crítico, em cuidados intensivos e no contexto anestésico. Serão revistos os principais quadros do doente instável e sua monitorização.
Destinatários: Médicos anestesiologistas, intensivistas, internistas e também cardiologistas ou de outras especialidades.
1 ECTS
– Ecocardiografia à Cabeceira
A Ecocardiografia tornou-se o meio complementar de diagnóstico não-invasivo de patologia cardíaca essencial na prática da Cardiologia Clínica actual. Juntamente com o ECG é utilizada diariamente por todos os profissionais envolvidos com os cuidados de saúde a prestar aos doentes que necessitem de avaliar a anatomia e função cardíacas. O Curso pretende promover a actualização dos conhecimentos relacionados com a tomada de decisão clínica em cardiologia.
Destinatários: Médicos Cardiologistas e de outras áreas (Urgência, Anestesia, Medicina Intensiva, Medicina Interna, Neurologia, Medicina Familiar, outros). Internos das Especialidades Médicas e Cirúrgicas, Cardiopneumologistas, Enfermeiros.
1 ECTS
– Ensaios Clínicos
O Curso pretende aumentar o conhecimento sobre a investigação experimental em saúde, em particular sobre os ensaios clínicos, nas diversas fases – delineamento do estudo, procedimentos, acompanhamento da intervenção, avaliação dos resultados e conclusões. Aspectos normativos, éticos, jurídicos e económicos também serão abordados.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse na tomada de decisão ou em actividades de investigação nas áreas clínicas ou de saúde pública.
5 ECTS
– Epidemiologia e Avaliação Económica em Saúde
Dar a conhecer os princípios básicos em avaliação económica; Realizar leitura critica de artigo científico em avaliação económica em saúde; Conhecer as características de um estudo custo benefício; Conhecer as características de um estudo de custo-efectividade; Identificar necessidades de recolha e análise de dados epidemiológicos para os estudos de avaliação económica em saúde.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia e Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas, Economia e Gestão e outros profissionais de saúde, com interesse em desenvolver investigação em saúde pública, epidemiologia e epidemiologia clínica.
2 ECTS
– Introdução à Investigação Epidemiológica
A actividade de investigação clínica e epidemiológica é essencial para desenvolver o conhecimento, a prática clínica e o nível de saúde dos doentes e das populações. Deve fundamentar-se no exercício da crítica, do rigor e da excelência, baseados numa forte raiz teórica e conceptual, resultando em competências capazes de promover uma investigação bem sucedida. Este curso pretende fazer a introdução à actividade de investigação clínica e epidemiológica, percorrendo de forma transversal aspectos desde a construção de uma questão de investigação, a escrita e submissão de projectos, a implementação de estudos, as questões de ética e regulamentares, bem como aspectos de gestão de projectos e programas de investigação. Conclui com aspectos da escrita de publicações científicas e a comunicação científica e social de resultados científicos.
Destinatários: Licenciados ou mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia e Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse em desenvolver investigação em saúde pública, epidemiologia e epidemiologia clínica.
5 ECTS
– Investigação Clínica em Psiquiatria
Permitir uma actualização avançada aos profissionais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos na investigação clínica e no uso de novos conceitos nas áreas da metodologia clínica, psicopatologia, investigação translacional e ensaios clínicos.
Destinatários: Licenciados em Medicina, Psicologia, Bioquímica e outros Profissionais com interesse nas temáticas abordadas.
1 ECTS
– Investigação em Psiquiatria
O Curso tem como objectivo informar e fornecer bases teóricas aos pesquisadores da área básica, bem como aos clínicos das diversas áreas, sobre o papel das espécies reactivas tanto nos processos fisiológicos e bioquímicos normais, como nas situações de excepção e na génese e agravamento de processos patológicos. Para tal, no primeiro módulo será feita uma actualização sobre os conceitos químicos e a biologia de espécies reactivas nos sistemas biológicos. No módulo dois serão discutidas as metodologias de abordagem de investigação que permitem a detecção de espécies reactivas ou a detecção de seus efeitos nos sistemas biológicos. No terceiro módulo será realizado um amplo painel sobre o que se conhece se discute actualmente do papel das espécies reactivas e dos danos associados na génese e no agravamento de doenças ditas degenerativas. Permitir uma actualização de profissionais que pretendem iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos na investigação e no uso clínico dos novos conceitos na área da biologia de espécies reactivas. Pretende-se que no final do curso, o aluno adquira as noções fornecidas. O curso oferecerá uma base para o entendimento e utilização de novos conceitos de biologia de espécies reactivas para profissionais tanto da área de pesquisa básica como da clínica terapêutica.
Destinatários: Profissionais nas áreas da Psiquiatria, Psicologia, Bioquímica e outros Profissionais com interesse nas temáticas abordadas.
1 ECTS
– Medicina Baseada na Evidência – Princípios e Prática
Descrever os conceitos básicos da MBE, sua importância e relevância
Aplicação prática dos conceitos de BEM. Informação para suporte à prática clínica.
Destinatários: Médicos das Unidades de Saúde de Familiar.
1 ECTS
– Métodos Qualitativos em Epidemiologia
As abordagens quantitativas e as abordagens qualitativas são processos complementares de descoberta científica que, por diferentes vias, promovem o conhecimento mais integrado de diversos fenómenos, nomeadamente, no campo da epidemiologia; Este curso visa a promoção de competências necessárias à leitura crítica de artigos científicos com abordagem qualitativa bem como à escolha criteriosa e à execução de métodos e técnicas qualitativas, em função do problema de investigação epidemiológica.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde com interesse em conhecer e integrar metodologias qualitativas nos estudos epidemiológicos.
2 ECTS
-O Luto
Proporcionar ao profissional de saúde uma oportunidade para explorar cognitiva e experiencialmente sentimentos e o significado atribuído à vida, à morte e ao processo de morrer, com o fim de incorporar a área afectiva pessoal nas competências terapêuticas, no seu trabalho diário junto de doentes e famílias.
Reflectir sobre o processo de elaboração pessoal de sentimentos associados a perdas e ao processo de morrer
Reconhecer as necessidades e dificuldades da família de pessoas com doenças progressivas e/ou incuráveis
Adquirir competência e prática em técnicas terapêuticas de intervenção, individual ou grupal, sobre o impacto emocional em processo de doença avançada.
Destinatários: Médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos de serviço social ou outros profissionais interessados no tema do luto ou que trabalhem com pessoas em processo de luto.
1 ECTS
– Técnicas de Amostragem em Epidemiologia
O Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina de Lisboa organiza este Curso pela necessidade de reforçar as competências em investigação epidemiológica, dos profissionais de saúde e outros interessados em desenvolver estudos epidemiológicos ou em epidemiologia clínica.
Concretamente, este curso pretende melhorar as competências na identificação dos melhores modelos amostrais e no delineamento e recolha de amostras para estudos epidemiológicos e de epidemiologia clínica.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse em desenvolver investigação em saúde pública, epidemiologia e epidemiologia clínica.
5 ECTS
– Tópicos Especiais em Epidemiologia
A Epidemiologia, no seu intuito de compreender os determinantes e factores associados com os estados de saúde e de doença. Desenvolve modelos e paradigmas de representação e de abordagem. Sistematiza processos de decisão; Relaciona-se, de forma fértil e integrada, com novos modelos de análise de dados e de sistemas de informação. Neste Curso, são visitados aspectos particulares da epidemiologia e da sua relação com outros saberes, através da sistematização teórica, envolvendo investigadores de referência nas referidas áreas.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia e Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, interessados em alargar e aprofundar conhecimentos sobre a ligação da epidemiologia e da investigação clínica a outras disciplinas, bem como aspectos particulares da epidemiologia.
4 ECTS
– Tratamento Centrado na Pessoa com Excesso de Peso
O curso tem por objectivos principais capacitar os formandos no sentido de: desenvolver uma intervenção caracterizada por aliança terapêutica eficaz e eficiente; capacitar os profissionais de saúde que trabalham com obesidade para um estilo de intervenção não prescritivo, nomeadamente através da aprendizagem de técnicas relacionais da entrevista motivacional; capacitar os profissionais de saúde que trabalham com obesidade a reconhecer co-morbilidade psiquiátrica; garantir a existência de um enquadramento técnico mínimo comum nas áreas da nutrição e do exercício físico, de forma a haver consistência de objectivos e uniformização de estratégias entre os vários técnicos de saúde que intervêm no processo clínico; conceptualizar o insucesso terapêutico como momento de reavaliação da intervenção clínica e como marcador de eventual disfunção na aliança terapêutica.
Destinatários: Profissionais de saúde implicados no tratamento da obesidade ou de patologias relacionadas. Incluem-se: Médicos; Enfermeiros; Psicólogos; Nutricionistas; Dietistas; Fisiologistas do Exercício Físico; Outros profissionais com interesse nas temáticas abordadas.
3 ECTS
– Tuberculose e Infecção por VIH
O objectivo principal do Curso é contribuir para a actualização de conhecimentos dos profissionais de saúde acerca dos vários aspectos da infecção por VIH, da tuberculose e da sua associação.
Destinatários: Licenciados em Medicina, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem e outros Profissionais ligados à Saúde.
1,5 ECTS
– Urgências Hospitalares
Definir conceito de urgência hospitalar; Enunciar aspectos básicos da organização de um Serviço de Urgência Hospitalar; Distinguir Urgência de Rotina; Dirigir a abordagem inicial e triagem de doentes com doença aguda ou situação clínica com risco de vida; Estabilizar Doente crítico e promover cuidados Primários e secundários (mecanismos de assistência em urgência hospitalar); Promover a reanimação e abordagem definitiva do doente com carácter emergente, tendo em conta as necessidades clínicas, as suas capacidades e os recursos disponíveis; Demonstrar os respectivos procedimentos ou técnicas de acordo com as orientações actuais; Reconhecer os seus limites em situação de Urgência; Saber lidar com a irreversibilidade da situação clínica (situação extrema/morte do doente na urgência); Demonstrar saber trabalhar em equipa.
Destinatários: Recém Licenciados em Medicina.
1 ECTS
– Introdução à Plataforma Estatística ‘R’
O ‘R’ é uma linguagem e um ambiente para análise e computação estatística. Este software permite livre acesso a documentação, suporte on-line, tutorais e exemplos práticos que o têm tornado conhecido e usado por cada vez mais investigadores. Propõe-se a introdução à plataforma estatística ‘R’, com prática de exercícios simples de gestão e análise de dados que possibilitem ao participante adquirir a experiência essencial para a autonomia na análise estatística básica e na auto-aprendizagem.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse na análise de dados de estudos clínicos.
1 ECTS
– Osteoporose
Actualização dos profissionais da saúde, interessados na osteoporose, na definição e compreensão da doença, no que se refere aos riscos inerentes e à identificação dos indivíduos com risco acrescido. Em particular, possibilitar aos clínicos de diversas áreas da Medicina a preparação de estratégias de diagnóstico e de tratamento com os vários fármacos actualmente disponíveis e indicados no tratamento da osteoporose e das suas complicações.
Destinatários: Licenciados na área da Saúde, interessados na análise da Osteoporose. Médicos; Enfermeiros; Nutricionistas; Fisioterapeutas; Psicólogos.
1 ECTS
Mais informações:
Email: instfa@fm.ul.pt
Portal FMUL
Telefone: 351 21 798 51 49
Dora Ramos
Gabinete de Formação Contínua
instfa@fm.ul.pt