Correcção de Exames por Leitura Óptica (LOE)
On 31 Outubro, 2011 Auscultar a FMUL | 2011 Comentários fechados em Correcção de Exames por Leitura Óptica (LOE) No tagsIndicadores de execução e avaliação do serviço pelos utilizadores – Ano Lectivo de 2010/2011
1. Introdução
Cumpridos os dois semestres lectivos em 2010/2011, a equipa multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade apresenta à FMUL os indicadores de execução e a avaliação do serviço de correcção de exames por leitura óptica.
2. Indicadores de execução
Os dados são relativos aos 39 pedidos do serviço LOE, no 1.º e 2.º semestre do ano lectivo 2010/2011, das UC`s ou Áreas disciplinares do Mestrado Integrado em Medicina
2.1 N.º de Unidade Curriculares que solicitaram o serviço
¬ A totalidade das UC`s ou Áreas disciplinares que solicitaram o serviço de LOE na 1.ª época de avaliação, solicitaram-no novamente para a 2.ª época de avaliação, em ambos os semestres.
2.2 N.º de impressões de folhas de resposta solicitadas pelas unidades curriculares e N.º de folhas submetidas para LOE
¬ No conjunto dos dois semestres, foram solicitadas 14406 impressões de folhas de resposta, das quais 10645 foram corrigidas por leitura óptica.
¬ Aproximadamente 26% das folhas de resposta não foram devolvidas pelas UC`s ou Áreas disciplinares, o que corresponde a um desperdício de 3761 folhas de papel (superior a 7 resmas de papel A4)
2.3 Tempo médio de entrega dos resultados às unidades curriculares (considerado desde a recepção da chave de correcção até à entrega ao utilizador)
Ao solicitarem o serviço, foi comunicado aos utilizadores um tempo de resposta não superior a 48 horas para entrega dos resultados. Esta meta foi amplamente superada em ambos os semestres, verificando-se ainda uma diminuição muito significativa no 2.º semestre face ao 1.º semestre.
3. Avaliação pelos utilizadores
Os dados são relativos aos pedidos no 1.º e 2.º semestre, das UC`s do Mestrado Integrado em Medicina. Todos os 39 utilizadores participaram na avaliação do serviço que usufruíram.
3.1 Satisfação com o serviço
Com o objectivo de avaliar a satisfação dos utilizadores foi dirigido um inquérito por questionário no final do período de exames. O questionário aplicado à totalidade dos utilizadores (19 no 1.º semestre e 20 no 2.º semestre), obteve um retorno de 100% das respostas.
Os gráficos seguintes apresentem a distribuição da média da satisfação numa escala de 4 categorias, face aos indicadores de avaliação considerados para o serviço de LOE: Divulgação do serviço; Procedimentos associados à requisição do serviço; Tempo de espera para devolução dos resultados; Acessibilidade da informação fornecida (Excel e imagens); Funcionalidade da informação fornecida (Excel e imagens) e Satisfação global com o serviço de LOE.
1.º semestre (n=19)
Legenda:
1,0 – Insatisfeito
2,0 – Pouco Satisfeito
3,0 – Satisfeito
4,0 – Muito Satisfeito
2.º semestre (n=20)
Legenda:
1,0 – Insatisfeito
2,0 – Pouco Satisfeito
3,0 – Satisfeito
4,0 – Muito Satisfeito
3.2 Utilização futura do serviço
¬ A totalidade dos utilizadores (n=39) referiu que vai voltar a usar o serviço de LOE.
¬ A totalidade dos utilizadores (n=39) referiu que recomendava o serviço de LOE a um colega.
4. principais conclusões
O serviço de LOE criou grande impacto nos seus utilizadores, verificando-se uma avaliação muito positiva por parte dos mesmos. Destaca-se o facto da satisfação dos utilizadores atingir resultados mais elevados no 2.º semestre face ao 1.º semestre, indicando o sentido da melhoria na gestão do processo pela Equipa Multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade.
Evidencia-se também a redução do tempo médio de entrega dos resultados às unidades curriculares, que diminui muito significativamente entre os dois semestres lectivos.
De forma geral pode afirmar-se que o serviço superou as expectativas criadas!
Agradecimentos
A Equipa multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade agradece a colaboração dos utilizadores do serviço de LOE na participação no inquérito.
Obrigado por nos ajudarem a melhorar!
Luís Pereira, Pedro Marçal, António Santos, Rodolfo Martins
Avaliação Interna e Garantia de Qualidade
leituraexames@fm.ul.pt
NOTA Na próxima edição da newsletter vamos dar a conhecer a aplicação informática implementada pela equipa de desenvolvimento informático da FMUL, que permite elevada eficácia no registo e gestão dos pedidos dos utilizadores e funcionalidades associadas a essa aplicação. Iremos também divulgar a colaboração da Coordenação dos Pólos Administrativosna divulgação interna do serviço.