Comemoração do Centenário da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1911/2011)
On 30 Junho, 2011 Eventos | 2011 Comentários fechados em Comemoração do Centenário da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1911/2011) No tags
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa assinalou o seu Centenário nos dias 6 e 7 do passado mês de Maio.
O dia 6 teve como temática “Ciência e Ensino – 100 anos da Faculdade de Medicina”, contando com a participação de diversos palestrantes e oradores convidados, que abordaram o tema da Investigação na área das ciências médicas.
O dia 7 foi a data escolhida para a celebração do Dia da Faculdade, com as habituais homenagens aos colaboradores docentes e não docentes, bem como, em ano de comemoração do Centenário, aos ex-titulares dos Orgãos de Gestão da FMUL.
No discurso de abertura, o Director, Professor J. Fernandes e Fernandes, realçou a criação da Faculdade e os seus marcos históricos ao longo destes 100 anos e destacou que o próximo passo será “consolidar o Centro Académico de Medicina e torná-lo Instituição de Referência no contexto europeu em que nos integramos (…)”. Realçou também que “o Ensino Médico, a sua modernização e expansão, têm sido uma prioridade da Faculdade”.
Foi apresentado, pelo Professor Márcio Castro Silva, em representação do Director da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, o Programa Egas Moniz. Um Protocolo de Intenções entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que consiste numa cooperação no âmbito da mobilidade de estudantes de Medicina, médicos e investigadores no espaço geográfico da Língua e Cultura de origem portuguesa, e que “será alicerce para o Futuro” (citação do discurso do Prof. J. Fernandes e Fernandes).
Este dia marca também a assinatura de dois Protocolos: o Protocolo de Colaboração entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) para a criação da Cátedra Calouste Gulbenkian, e o Protocolo de Associação entre o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML) e a Sociedade Gestora do Hospital de Loures, S.A. (SGHL).
O primeiro foi apresentado pelo Dr. Emílio Rui Vilar, Presidente do Conselho de Administração da FCG. O âmbito de acção deste compromisso será direccionado a temáticas relacionadas com a “Global Health Politics” e a Humanização da Medicina, visando a promoção de áreas de interesse multidisciplinar e global, reforçando a interface com as Ciências Sociais e a Cultura e terá como objectivo proporcionar dimensão académica de relevo a iniciativas em curso no contexto da actividade do CAML.
O segundo foi apresentado pela Engª. Isabel Vaz, representante da Administração do SGHL. Este protocolo de associação visa a colaboração dos dois organismos no desenvolvimento do Ensino Médico pré-graduado, em articulação directa com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e na promoção de programas de acções comuns no domínio da formação pós-graduada, prestação diferenciada e articulada com os Cuidados de Saúde e no desenvolvimento de iniciativas de investigação clínica possibilitando a sua expansão, diversificação e cooperação com as instituições fundadoras do CAML. Visa também o desenvolvimento de programas de formação pré e pós-graduada e de investigação biomédica e clínica, tendo como objectivo a qualificação dos serviços clínicos e a promoção técnica e científica dos quadros profissionais da SGHL.
A cerimónia contou com a presença de muitos convidados ilustres e será certo que no próximo ano se irão assinalar novas etapas e novas fases na história da nossa Escola Médica.
Equipa Editorial
news@fm.ul.pt