• Newsletter
  • Busca
  • Contacto
  • Home (próxima newsletter em preparação)
  • Home
  • News nº 80 | Jun. 2018
  • News nº 81 | Jul. 2018
  • News nº 82 | Set. 2018
  • News nº 83 | Out. 2018
  • News nº 84 | Nov. 2018
  • News nº 85 | Dez. 2018
  • News nº 86 | Jan. 2019
  • News nº 87 | Fev. 2019
  • News nº 88 | Mar. 2019
  • News nº 89 | Abr. 2019
  • News nº 90 | Mai. 2019
  • News nº 91 | jun. 2019
  • News nº 92 | jul. 2019
  • News nº 93 | set. 2019
  • Newsletters
    • 2008 – 2009
      • News nº 1 | nov. 2008
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
    • 2010 – 2011
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
    • 2012 – 2013
      • News nº 25 | jan. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
    • 2014 – 2015
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
    • 2016 – 2017
      • News nº 54 | jan. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 71 | set. 2017
      • News nº 72 | out. 2017
      • News nº 73 | nov. 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
    • 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
  • Subscrever Newsletter
My Company
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News nº 73 | nov. 2017
      • News nº 72 | out. 2017
      • News nº 71 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto
Main Menu
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News nº 73 | nov. 2017
      • News nº 72 | out. 2017
      • News nº 71 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto

A Introdução à Medicina – Evolução da Cadeira e Episódios da Vida de uma Colaboradora

By etavares On 30 Novembro, 2010 Espaço Aberto | 2010 Comentários fechados em A Introdução à Medicina – Evolução da Cadeira e Episódios da Vida de uma Colaboradora No tags

Começou em 1995. Foi uma total inovação no país, uma ideia do Prof. Gomes-Pedro, desenvolvida depois também por outras pessoas, pouco a pouco, até se tornar num ícone do Curso de Medicina, a cadeira que acendia nos caloiros a primeira chama do gosto de “ser Médico”. Eu entrei em 1999.

A Introdução à Medicina era como se disséssemos, de facto, aos caloiros: “Entra na Medicina! Vem apreender tudo o que tens de aprender para te tornares um Médico e não apenas um cientista da Medicina!”

Era uma cadeira de dinâmica muito presencial, trabalhosa, mas que,no fim, constituía uma real mais valia na transformação mental de um aluno do secundário num futuro Médico.

A cadeira variava bastante de ano para ano mas, no seu melhor, era composta por 4 áreas nucleares e outras optativas.

A Psicologia da Relação e da Comunicação mostrava como é importante a análise psicológica para o estabelecimento de uma boa relação médico-doente – uma primeira abordagem à Medicina Relacional, que se desenvolveu com a colaboração da Clínica Universitária de Psiquiatria: Prof. Maria Luísa Figueira, Prof. António Barbosa, Prof. Marco Paulino e Mestre Carlos Gois. Eram aulas interactivas, com recurso a encenações e com muito estímulo à reflexão e à análise de comportamentos – e os alunos adoravam!

O Suporte Básico de Vida proporcionava treino básico para a reanimação cardiorespiratória. Só foi possível com a generosa colaboração de uma equipa do Serviço de Anestesia do HSM: o Prof. J Figueiredo Lima, as Drªs Idalina Rodrigues e Helena Gomes Santos, para além de Internos e Enfermeiros. Havia um Manual para estudar e aulas práticas, com manequins no chão – e os alunos adoravam!

A Prática de Saúde na Comunidade levava os alunos a partilhar, durante algumas horas, a vida dos Médicos de Família, em Centros de Saúde de Lisboa e arredores, sob docência do Prof. Luís Rebelo. Era o contacto directo com a Medicina no terreno, o confronto com a realidade das pessoas no seu enquadramento, dos bairros, da pobreza, dos hábitos, dos vícios, das forças e das fraquezas das famílias, os problemas específicos das crianças, das mulheres a pedir uma baixa por puro cansaço, das adolescentes grávidas, dos que não têm dinheiro para comprar medicamentos, dos que não têm tempo para cozinhar dietas, dos idosos que não têm mais ninguém com quem falar… Ao lado do Médico, de bata vestida, os alunos viam desfilar a multiplicidade de problemas clínicos, humanos e sociais – e adoravam!

O Desenvolvimento e Comportamento Humano destinava-se a fomentar nos alunos a reflexão sobre o papel das circunstâncias na evolução do ser humano e a sensibilizá-los para a compreensão e o respeito pelas diferenças, fazia-os sentir admiração pela resiliência e compaixão pelos casos extremos.

Para tal, levava os alunos, em grupos, a visitar Instituições de apoio social e mostrava-lhes, como modelos de actuação profissional, as centenas de pessoas que dedicam as suas vidas a cuidar daqueles que as condições de saúde e/ou de vida afastam da vida “normal”: os cegos, os doentes de paralisia cerebral, as crianças institucionalizadas, os deficientes mentais, os prisioneiros, os surdos e os surdo-cegos, os refugiados, os idosos, etc. Tínhamos especial cuidado em garantir-lhes contacto directo com os utentes, de forma a permitir-lhes ouvir em directo as mensagens que inevitavelmente lhes eram entregues: “quando fores médico, não te esqueças…” – e, claro, os alunos adoravam!

As áreas opcionais eram variadas e interessantes, todas relacionadas com a prática da profissão e com as suas envolventes: História da Medicina com o Prof. João Frada, Iniciação à Investigação Científica com a Prof. Carlota Saldanha, Tecnologias de Informação e Comunicação com o Prof. Mário Lopes, etc.

As aulas eram intercaladas com excertos de filmes. Ao longo de toda a disciplina, que era anual, perpassava o gosto por pensar. A memória ficava reservada para os compêndios e para as “desgravadas” das outras disciplinas. Aqui, era o sentir, o constatar, o envolvimento emocional.

O contacto intenso com os caloiros que a disciplina proporcionava, e as próprias características da disciplina, focada na empatia, na partilha de experiências, no trabalho de equipa, derivaram numa espécie de Introdução à… Faculdade de Medicina. Os grupos de trabalho, formados aleatoriamente, tornavam-se embriões de muitas amizades (e até de alguns namoros!). Os momentos de entrega de trabalhos alongavam-se para além do simples “está entregue, podes ir embora.” O pedido para uma troca de horário derivava para uma confidência. O aluno displicente, que prejudicava o trabalho do seu grupo, era admoestado. Os erros de ortografia eram assinalados e confrontava-se o autor com a exigência de esmero que a profissão médica requer. E, no meio de toda esta familiaridade com os alunos, foi-se desenvolvendo um sentimento de pertença e carinho, entre nós e eles.

Acredito, e tenho razões para tal, que a Introdução à Medicina e todo o envolvimento pessoal com a disciplina marcou gerações de jovens médicos, que foram partindo para o seu Curso e para a sua Profissão mentalizados do poder da simpatia e do bom ambiente, conscientes do absurdo da arrogância, abertos à tolerância e resilientes.

Um jovem que se lamenta que o curso “é muito difícil” muda qualquer coisa quando repara que difícil mesmo é um cego conseguir almoçar sem entornar comida, ou um doente com paralisia cerebral virar uma página num livro. Um jovem que sonha tornar-se médico, mais ou menos influenciado pelo aspecto “sexy” da profissão, tal como as séries de televisão a mostram, muda qualquer coisa quando se apercebe da entrega profissional do Médico de Família, remando na sua secretária contra a maré dos comportamentos de risco, da atitude por vezes antagónica do doente ou dos seus familiares, ou da burocracia.

A disciplina de Introdução à Medicina terminou em 2007, com a reforma curricular. No entanto, as suas áreas “históricas” permanecem no Curso, nomeadamente no Módulo III.I “O Médico, a Pessoa e o Doente”.

A “IntroMed” foi a melhor aquisição da minha vida profissional. Desde que comecei a trabalhar, aos 18 anos, nenhum trabalho me deu retornos tão positivos: elogios, caricaturas, oportunidades de ser útil, contactos com pessoas de mérito extraordinário, prémios extravagantes (sou “Grande FMéLica”!), banhos de juventude, ovações no anfiteatro (e no Coliseu…) e, acima de tudo, o primeiro abraço de um novo licenciado, os beijos de saudades do jovem médico que me reconhece no supermercado ou no Banco do S. José, são parte de mim, para sempre. E uma das melhores partes de mim!
Maria Manuela Nunes
ajuda@fm.ul.pt

Share

Pesquisa

Índice – News nº 17 | out/nov. 2010
 Nota Editorial
 Hospital dos Pequeninos
 Entrevista com o Professor Doutor Gomes-Pedro
 Entrevista com o Professor Doutor Paulo Ramalho
 T. Berry Brazelton, MD – Homenagem a João Carlos Gomes Pedro
 Sarau Cultural 100 anos FMUL
 Última Lição do Prof. Doutor João Carlos Gomes-Pedro
 Cerimónia de Abertura do Ano Académico de 2010/2011
 Noite da Medicina 2010
 Arraial de Medicina
 Área de Instalações, Equipamentos e Tecnologias de Informação
 Convite para o 13.º Workshop “Educação pela Ciência”
 Publicações FMUL/HSM/IMM
 Participação de Docentes em Júris de Provas Académicas em outras instituições(à data de 31 de Outubro de 2010)
 Alunos da FMUL Premiados no V YES Meeting
 Seminários IMM
 Investigação Pediátrica: Intervenções e Resultados em Ensaios Clínicos de Bronquiolite
 Palavras dirigidas ao Prof. Doutor Gomes-Pedro
 Sacos e Mochilas: “pesos” de hoje e “fardos” de amanhã (PARTE I)
 A alimentação no recém-nascido de risco
 A Valorização das Diferenças
 A Educação Sexual em Meio Escolar
 Programa de Saúde Escolar
 Cardiopneumologista no Laboratório de Função Respiratória Pediátrico
 Neonatologia, A perspectiva de um neonatologista do Hospital de Santa Maria
 A Introdução à Medicina – Evolução da Cadeira e Episódios da Vida de uma Colaboradora
 Origens Pediátricas da Doença Pulmonar Crónica do Adulto
 Aleitamento Materno ponto de viragem em 2010
 A importância da equipa multidisciplinar no desenvolvimento da criança
 Pesquisar Ciência e Saúde
 Indicadores Hospitalares da Clínica Universitária de Pediatria
 Bolsa de Valores Sociais – Projecto “RIR É O MELHOR REMÉDIO?”
 Pandemias de Gripe A(H1N1) em Portugal (1918-2009): ecos e cismas do passado no presente
 Curso «ABC de Genética Clínica» 2010 – 17 Novembro
 14ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Genética Humana – 18 a 20 Novembro
 Workshop “À Procura do Seu Palhaço Interior” – 20 de Novembro
 Banco Alimentar Contra a Fome – 27 e 28 de Novembro
 Feira do Livro da Caminho – de 29 de Novembro a 17 de Dezembro
 ENJOY Med’10 – Até 30 Nov. Submissão de Abstracts | Até 4 Dez. Inscrições
 Grande Prémio Fundação AstraZeneca 2010
 Obituário
My Company

100 AnosPropriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa NIPC: 502662875  Periodicidade: Mensal  Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luís Pereira  Equipa Editorial:  Ana Raquel Moreira, Cristina Bastos, Isabel Varela, Joana Sousa, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Teixeira  Colaboração:  Gabinete de Relações Públicas, Internacionais e Comunicação  Versão Inglesa: AP|PORTUGAL- Language Services  Conceção: Metatexto, Lda. e-mail: news@medicina.ulisboa.pt  Sede do Editor e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa Estatuto Editorial Anotado na ERC 

  • Increase Font
  • Decrease Font
  • Black & White
  • Inverse Colors
  • Highlight Links
  • Regular Font
  • Reset
Real Accessability