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A importância da equipa multidisciplinar no desenvolvimento da criança

By etavares On 30 Novembro, 2010 Espaço Aberto | 2010 Comentários fechados em A importância da equipa multidisciplinar no desenvolvimento da criança No tags

Os profissionais de saúde são desafiados a construir juntos uma política de bem-estar centrada na promoção de resiliência na criança e na sua família 

A importância da multidisciplinariedade tem sido desde sempre uma batalha e uma questão de honra por parte do Prof. Doutor Gomes-Pedro. Este foi o seu mote aquando da criação da primeira Unidade de Desenvolvimento do país no Hospital de Santa Maria, neste serviço de Pediatria que ainda hoje existe. Constituída inicialmente por pediatras, o Prof. Doutor Gomes-Pedro contribuiu de forma empenhada para formalizar a colaboração efectiva de outros profissionais da saúde, nomeadamente educadores, terapeutas da fala e psicólogos. A funcionar desde 2005 nesta modalidade de equipa verdadeiramente multidisciplinar, a Unidade de Desenvolvimento é actualmente a concretização de um sonho antigo. A vertente multidisciplinar, o modo de abordar e intervir em prol da criança e da sua família, a visão global do bebé e da criança e das suas necessidades, promovidas e defendidas pelo Prof. Doutor Gomes-Pedro, levou a que todos os técnicos que entraram nesta unidade ficassem deslumbrados por uma perspectiva de acção totalmente diferenciada e diferente dos seus referenciais académicos.
Rapidamente cada um de nós se apercebeu da forma como todos entendiam a criança no seu todo, começando nas necessidades da família até às necessidades irredutíveis da própria criança. As consultas com a presença de vários técnicos permitiam concluir que 1+1 não são 2 mas sim 3, pois as trocas de saberes aumentam os benefícios para a criança, permitindo uma articulação de procedimentos e uma confluência de conhecimentos. A integração nesta equipa e neste ideal de trabalho foi para muitos de nós a concretização de um sonho e o início de um percurso a ser construído no seio de uma equipa diversificada.

Todos os que trabalharam directamente com o Prof. Doutor Gomes-Pedro sabem a importância que ele sempre deu aos saberes das várias áreas e que ao longo dos anos como Director do Departamento da Criança e da Família, integrou sempre na sua equipe de trabalho psicólogos, terapeutas da fala e educadores entre outros, chegando mesmo a integrar estes técnicos não só na consulta externa, como também nos internamentos O seu conceito de saúde é muito mais abrangente; é uma promoção do bem-estar, na coerência educacional e nos direitos da criança.

A equipa multidisciplinar deve ser composta por profissionais de diversas áreas, com formações académicas diferentes, permitindo uma cooperação entre vários saberes, e que trabalham em prol de um único objectivo. Esta equipa permite uma acção clínica ou educativa unificada decorrente de ângulos diferentes do saber. A equipa multidisciplinar permite dotar os seus elementos de estratégias com as quais podem construir uma resposta mais integradora à situação em questão. Ao contrário da visão isolada de cada um dos seus representantes, que possuem um olhar para o problema de acordo com a sua experiência. É fundamental no trabalho multidisciplinar prevenir e promover o desenvolvimento da criança através da aquisição de novos conceitos e de uma nova prática de saúde e educação em função das necessidades irredutíveis da criança.

Segundo o Prof. Doutor Gomes-Pedro “as necessidades da criança são inalienáveis, são irredutíveis, são inquestionáveis. Assegurá-las é aquele nosso mandamento, é, enfim, a nossa missão.”


Este sempre foi um dos princípios pelos quais regeu a sua carreira profissional e sempre transmitiu com convicção a todos os seus colaboradores. Segundo o próprio, baseado no modelo Touchpoints, são 8 os princípios orientadores pelos quais se devem reger os profissionais de saúde:

1. Valorizar e compreender a relação entre si e os pais

2. Usar o comportamento da criança como a sua linguagem

3. Valorizar a paixão em toda e qualquer oportunidade

4. Dar prioridade à relação pais-filhos

5. Procurar oportunidades para apoiar as competências da criança e da família

6. Identificar o que se pode valorizar na interacção

7. Estar disponível para discutir matérias fora de um âmbito profissional

8. Integrar o que se faz num contexto multidisciplinar.

O nascimento de um filho é um acontecimento que marca inevitavelmente o percurso de uma família. De um projecto a dois passa-se para um futuro a três, a quatro…O bebé é desde cedo, um ser com necessidades fisiológicas, afectivas, emocionais, sociais que necessitam de ser satisfeitas. A família junta-se e suporta-se para se constituir como uma resposta coerente. Intervir no seio de uma família exige a prevenção de riscos, identificando as vulnerabilidades e as forças de cada um dos seus elementos. Para além da prevenção, a intervenção de um profissional da saúde pode passar pelo diagnóstico e terapêutica das doenças da infância e da juventude.

Assumindo estes dois papéis (especialista e educador), a Unidade de Desenvolvimento surge como uma resposta especializada e multidisciplinar sendo o espelho do novo conceito de saúde e de intervenção, onde a criança e a família serão sempre a principal razão da nossa existência.

Aqui deixamos o nosso agradecimento, prestando homenagem ao homem, ao pediatra, ao professor, ao técnico, ao investigador e ao mentor… enfim, ao Grande Homem que introduziu a palavra “bebé” no léxico pediátrico e que nos influenciou e continuará a influenciar na direcção de um novo modelo de Pediatria mais relacional, ao qual nós damos continuidade.

Dra. Catarina Nascimento, Dra. Cláudia Lima, Dra. Joana Rombert, Dr. Artur Sousa, Eugénia Cardoso, Dra. Nélia Correia, Dra. Manuela Baptista, Dra. Susana Martins, Florbela, Dra. Mª João Ximenes, Dra. Rosário Botelho, Dra. Fernanda Torgal e Prof. Gomes-Pedro

 

Bandeira de Lima C, Correia Botelho MR, Ximenes MJ
Departamento da Criança e da Família
Serviço de Pediatria
Unidade de Desenvolvimento
rosario.botelho@hsm.min-saude.pt

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Pesquisa

Índice – News nº 17 | out/nov. 2010
 Nota Editorial
 Hospital dos Pequeninos
 Entrevista com o Professor Doutor Gomes-Pedro
 Entrevista com o Professor Doutor Paulo Ramalho
 T. Berry Brazelton, MD – Homenagem a João Carlos Gomes Pedro
 Sarau Cultural 100 anos FMUL
 Última Lição do Prof. Doutor João Carlos Gomes-Pedro
 Cerimónia de Abertura do Ano Académico de 2010/2011
 Noite da Medicina 2010
 Arraial de Medicina
 Área de Instalações, Equipamentos e Tecnologias de Informação
 Convite para o 13.º Workshop “Educação pela Ciência”
 Publicações FMUL/HSM/IMM
 Participação de Docentes em Júris de Provas Académicas em outras instituições(à data de 31 de Outubro de 2010)
 Alunos da FMUL Premiados no V YES Meeting
 Seminários IMM
 Investigação Pediátrica: Intervenções e Resultados em Ensaios Clínicos de Bronquiolite
 Palavras dirigidas ao Prof. Doutor Gomes-Pedro
 Sacos e Mochilas: “pesos” de hoje e “fardos” de amanhã (PARTE I)
 A alimentação no recém-nascido de risco
 A Valorização das Diferenças
 A Educação Sexual em Meio Escolar
 Programa de Saúde Escolar
 Cardiopneumologista no Laboratório de Função Respiratória Pediátrico
 Neonatologia, A perspectiva de um neonatologista do Hospital de Santa Maria
 A Introdução à Medicina – Evolução da Cadeira e Episódios da Vida de uma Colaboradora
 Origens Pediátricas da Doença Pulmonar Crónica do Adulto
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