• Newsletter
  • Busca
  • Contacto
  • Home (próxima newsletter em preparação)
  • Home
  • News nº 80 | Jun. 2018
  • News nº 81 | Jul. 2018
  • News nº 82 | Set. 2018
  • News nº 83 | Out. 2018
  • News nº 84 | Nov. 2018
  • News nº 85 | Dez. 2018
  • News nº 86 | Jan. 2019
  • News nº 87 | Fev. 2019
  • News nº 88 | Mar. 2019
  • News nº 89 | Abr. 2019
  • News nº 90 | Mai. 2019
  • News nº 91 | jun. 2019
  • News nº 92 | jul. 2019
  • News nº 93 | set. 2019
  • Newsletters
    • 2008 – 2009
      • News nº 1 | nov. 2008
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
    • 2010 – 2011
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
    • 2012 – 2013
      • News nº 25 | jan. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
    • 2014 – 2015
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
    • 2016 – 2017
      • News nº 54 | jan. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 71 | set. 2017
      • News nº 72 | out. 2017
      • News nº 73 | nov. 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
    • 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
  • Subscrever Newsletter
My Company
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News nº 73 | nov. 2017
      • News nº 72 | out. 2017
      • News nº 71 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto
Main Menu
  • Home
  • Newsletters
    • 2018 – 2019
      • News nº 92 | jul. 2019
      • News nº 91 | jun. 2019
      • News nº 90 | Mai. 2019
      • News nº 89 | Abr. 2019
      • News nº 88 | Mar. 2019
      • News nº 87 | Fev. 2019
      • News nº 86 | Jan. 2019
      • News nº 85 | Dez. 2018
      • News nº 84 | Nov. 2018
      • News nº 83 | Out. 2018
      • News nº 82 | Set. 2018
      • News nº 81 | Jul. 2018
      • News nº 80 | Jun. 2018
      • News Nº 79 | Mai. 2018
      • News nº 78 | abr. 2018
      • News nº 77 | mar. 2018
      • News nº 76 | fev. 2018
      • News nº 75 | jan. 2018
    • 2016 – 2017
      • News nº 74 | dez. 2017
      • News nº 73 | nov. 2017
      • News nº 72 | out. 2017
      • News nº 71 | set. 2017
      • News nº 70 | jul. 2017
      • News nº 69 | jun. 2017
      • News nº 68 | mai. 2017
      • News nº 67 | abr. 2017
      • News nº 66 | mar. 2017
      • News nº 65 | fev. 2017
      • News nº 64 | jan. 2017
      • News nº 63 | nov/dez. 2016
      • News nº 62 | out. 2016
      • News nº 61 | set. 2016
      • News nº 60 | jul. 2016
      • News nº 59 | jun. 2016
      • News nº 58 | mai. 2016
      • News nº 57 | abr. 2016
      • News nº 56 | mar. 2016
      • News nº 55 | fev. 2016
      • News nº 54 | jan. 2016
    • 2014 – 2015
      • News nº 53 | dez. 2015
      • News nº 52 | out. 2015
      • News nº 51 | set. 2015
      • News nº 50 | jun. 2015
      • News nº 49 | mai. 2015
      • News nº 48 | abr. 2015
      • News nº 47 | fev. 2015
      • News nº 46 | jan. 2015
      • News nº 45 | dez. 2014
      • News nº 44 | out/nov. 2014
      • News nº 43 | set. 2014
      • News nº 42 | jun/jul. 2014
      • News nº 41 | abr/mai. 2014
      • News nº 40 | mar. 2014
      • News nº 39 | jan/fev. 2014
    • 2012 – 2013
      • News nº 38 | nov/dez. 2013
      • News nº 37 | out. 2013
      • News nº 36 | set. 2013
      • News nº 35 | jun. 2013
      • News nº 34 | mai. 2013
      • News nº 33 | abr. 2013
      • News nº 32 | mar. 2013
      • News nº 31 | jan. 2013
      • News nº 30 | nov/dez. 2012
      • News nº 29 | set/out. 2012
      • News nº 28 | ago. 2012
      • News nº 27 | jun. 2012
      • News nº 26 | fev/mar. 2012
      • News nº 25 | jan. 2012
    • 2010 – 2011
      • News nº 24 | nov/dez. 2011
      • News nº 23 | set/out. 2011
      • News nº 22 | jul/ago. 2011
      • News nº 21 | mai/jun. 2011
      • News nº 20 | mar/abr. 2011
      • News nº 19 | jan/fev. 2011
      • News nº 18 | dez. 2010
      • News nº 17 | out/nov. 2010
      • News nº 16 | ago/set. 2010
      • News nº 15 | jun/jul. 2010
      • News nº 14 | mai. 2010
      • News nº 13 | abr. 2010
      • News nº 12 | mar. 2010
      • News nº 11 | jan/fev. 2010
    • 2008 – 2009
      • News nº 10 | nov/dez. 2009
      • News nº 9 | out. 2009
      • News nº 8 | ago/set. 2009
      • News nº 7 | jul. 2009
      • News nº 6 | mai/jun. 2009
      • News nº 5 | abr. 2009
      • News nº 4 | mar. 2009
      • News nº 3 | jan/fev. 2009
      • News nº 2 | dez. 2008
      • News nº 1 | nov. 2008
  • Subscrever Newsletter
  • Contacto

Ecos da 12ª Conferência EAHIL

By etavares On 31 Julho, 2010 Eventos | 2010 Comentários fechados em Ecos da 12ª Conferência EAHIL No tags

Decorreu com assinalável sucesso, pela segunda vez em Portugal, o Congresso Europeu das Bibliotecas Médicas e de Saúde que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian e no Centro de Congressos do Estoril, na semana de 14 a 18 de Junho de 2010.

Após 4 anos de trabalho na organização deste evento, tivemos finalmente o prazer de ver os nossos esforços compensados com a dignificante realização da 12ª Conferência EAHIL em Portugal.

Considerado o maior congresso europeu para especialistas de documentação e informação na área da saúde, nele participaram cerca de 400 profissionais de 40 países da Europa, PALOP, EUA, Austrália e Canadá, com a seguinte distribuição:

tab1

O PROGRAMA CIENTÍFICO

Subordinado ao tema “Discovering new seas of Knowledge: Technologies, environments and users in the future of health libraries” o debate e reflexão, na conferência deste ano, incidiu sobre os seguintes temas:

• Health technologies assessment
• Evidence-based librarianship
• Bibliometrics
• Information literacy
• Library spaces and places
• Preservation and memory: old collections in a digital world
• Health and biomedical informatics
• Scholarly publishing and open access
• Emerging technologies and tools: innovative health information management, Web 2.0 / Web 3.0
• Health librarians in the 21st century: opportunities, roles, competencies, skills, marketing, leadership
• User statistics
• Library management

Durante os cinco dias da Conferência, bibliotecários e profissionais da informação em saúde, de vários países do mundo, frequentaram cursos de educação continuada, participaram em diversos painéis e debates, discutiram o futuro da gestão do conhecimento, cumprindo um programa científico repleto de contributos valiosos por parte de especialistas nacionais e internacionais, propiciando a troca e partilha de experiências, reflectindo sobre o papel do bibliotecário face às novas oportunidades, competências e lideranças no século XXI.

OS CURSOS PRÉ-CONFERÊNCIA NA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
Fig. 1 – Edifício da Fundação Calouste Gulbenkian onde decorreram os CEC

Nos dias 14 e 15 de Junho decorreram os CEC – Continuing Education Courses, nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, gentilmente cedidas para este efeito. Nestes 16 cursos pré-conferência participaram cerca de 100 congressistas provenientes de 30 países. De entre os temas leccionados destacamos o CEC 07 – “Writing for scientific/academic publications”, leccionado pelo Prof. Vaz Carneiro, relativamente ao qual reproduzimos o comentário da participante Maya Samaha do Líbano, publicado no “Estoril Echo 1: EAHIL2010 Newsletter”, jornal editado e distribuído no decorrer da conferência: “I really enjoyed this course, it was well-structured and very useful and our teacher was very good. What I learnt today I can really use in my university to further teach my student doctors to write well for medical journals”. 

CERIMÓNIA DE ABERTURA DA CONFERÊNCIA NO CENTRO DE CONGRESSOS DO ESTORIAL

No dia 16 de Junho, pelas 9 horas, teve lugar a cerimónia de abertura do Congresso, onde para além das habituais palavras de boas-vindas proferidas pelas entidades oficiais, usou também da palavra a Dra. Isabel Mota, na qualidade de Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian com o pelouro da Saúde e principal patrocinador da 12ª Conferência EAHIL.


Fig. 2 – Dra. Isabel Mota na cerimónia de abertura da conferência

De realçar nesta cerimónia a magnífica comunicação de abertura proferida pelo Professor Alexandre Quintanilha, da Universidade do Porto, sobre o tema “Evolution of Knowledge and its Impact on Bioetics”, sobre a qual reproduzimos a apreciação feita no “Estoril Echo 2: EAHIL2010 Newsletter”: “Many people commented that it was one of the best Opening speeches at any EAHIL conference and it was reflected in the appreciative ovation he received from the delegates”.
No decorrer da Conferência foram apresentadas 75 comunicações provenientes de 25 países:

tab2

Todas as apresentações estão acessíveis aqui

Evidenciamos as comunicações proferidas pelos Professores da FMUL Prof. Doutor António Vaz Carneiro, “High quality information for evidence based practice: a practical system”  e Prof. Armando Brito de Sá, “The knowledge community” pela qualidade científica que acrescentaram à conferência, com o seu especial contributo segundo uma visão de utilizadores dos sistemas de informação, o foco do trabalho deste grupo de profissionais.

Ainda por parte da Biblioteca-CDI, realçamos a comunicação apresentada pelo Dr. André Silva, “Your digital library is my digital library: reflecting in our experience in promoting a rare book collection”, da qual evidenciamos a mensagem de um dos slides da apresentação acessível aqui:


Fig. 3 – Slide nº. 2 da apresentação “Your digital library is my digital library”

Numa área reservada aos posters decorreu a exposição de 51 posters de conferencistas dos seguintes países:

tab3

De realçar ainda o poster referente a Portugal, intitulado “ Fulfilling the needs of our users in the Lisbon Faculty of Medicin Library” e apresentado pela colaboradora da Biblioteca-CDI Dra. Susana Henriques.


Fig. 4
– Poster “Fulfilling the needs of our users in the Lisbon Faculty of Medicine Library”
Também pela primeira vez, abriu-se espaço para a discussão do acesso à informação nos países de língua portuguesa com um painel que contou com representantes do Brasil, Moçambique e Portugal, além de uma apresentação sobre a rede ePORTUGUÊSe da OMS.

O PROGRAMA SOCIAL

Conforme sugeria o Prof. Quintanilha na sua lição de abertura da Conferência, “The best way to be healthy is to combine work with leisure”, também neste congresso a parte social do evento contribuiu para reforçar conhecimentos, convívio e laços de amizade entre este largo grupo de profissionais, quer na recepção aos “first-timers” com cocktail na Casa de Santa Maria em Cascais e visita ao Museu do Farol, quer na excursão ao Palácio Real de Mafra, visitando as suas imponentes e históricas Biblioteca e Enfermaria e ainda no jantar de gala no casino do Estoril acompanhado do nosso tradicional fado.

  
Fig. 5, 6 e 7 – Eventos do programa social

COMENTÁRIOS

Tal como no slide que a seguir reproduzimos, também o comité de organização, após o decorrer da Conferência, se interrogou “teremos atingido os objectivos a que nos propusemos?”


Fig. 6 – Slide “Did we reach our goals?”

Se algumas dúvidas persistiam, talvez motivadas pelo elevado nível de exigência que colocámos nesta organização, as mesmas foram dissipadas pelas mensagens de agradecimento e elogio recebidas de diversos colegas de toda a Europa, das quais reproduzimos a do ex-presidente da EAHIL Tony McSean: “The conference was a masterclass in how this event should be run and sets a high standard for Istambul and Brussels” 


Fig. 7 – Email de agradecimento e elogio de ex-presidente da EAHIL


Fig. 8 – Dois dos elementos que apresentaram a candidatura à organização da conferência em Portugal, frente ao Centro de Congressos do Estoril

Por fim, queremos também aqui manifestar o nosso reconhecimento à Direcção da FMUL, por todo o apoio concedido à equipa da Biblioteca-CDI no âmbito da organização do evento, facto que muito contribuiu para o êxito desta Conferência.
Emília Calado Clamote
BIBLIOTECA – Centro de Documentação e Informação
clamote@fm.ul.pt

Share

Pesquisa

Índice – News nº 15 | jun/jul. 2010
 Nota Editorial
 Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa
 Cursos de Doutoramento e Mestrado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
 Unidade de Investigação em Dermatologia (Dermatology Research Unit)
 Prémio Gulbenkian “Investigação na Fronteira das Ciências da Vida”
 Bolsas de Estudo por Mérito da Universidade de Lisboa 2009/2010
 Prémio Universidade de Lisboa/C. Geral Depósitos Melhor Aluno Finalista 2007/2008 e 2008/2009
 Entrevista ao Director da Clínica Universitária de Dermatologia, Prof. Doutor Marques-Gomes
 Entrevista Hortênsia Sequeira – Técnica de Diagnóstico e Terapêutica C. U. Dermatologia
 Ecos da 12ª Conferência EAHIL
 Cerimónia de Homenagem ao Prof. Arsénio Cordeiro na Faculdade de Medicina de Lisboa
 Arraial Faculdade Medicina Dentária da UL
 Tomada de Posse AEFML – Mandato 2010/2011
 Álcool aos “Xutos e Pontapés” no Ciclo de Palestras da AEFML
 Campanha Recolha de Sangue na Faculdade de Medicina de Lisboa
 Campanha pense Amarelo está a chegar ao fim
 Boas Práticas na Separação de Resíduos no EEM
 A Actividade Editorial da Clínica Universitária de Dermatologia
 Livro do Mês
 Provas Académicas na Faculdade de Medicina da UL
 Participação de Docentes em Júris de Provas Académicas em outras Instituições
 Publicações FMUL/HSM/IMM
 Uso do Preservativo em Adolescentes
 Melanoma Maligno Cutâneo – Critérios de Diagnóstico e Factores de Prognóstico
 100 anos de Medicina: uma perspectiva histórica [1910-2010] Parte III
 Pesquisar Ciência e Saúde
 Indicadores Hospitalares e da Actividade Científica da C. Universitária de Dermatologia
 7.º Concurso da Bolsa de Investigação Fundação AstraZeneca / Faculdade de Medicina UL -até 30 Set.
 Bolsas Universidade de Lisboa / Fundação Amadeu Dias (2010/2011) – até 23 Julho
 Prémio Internacional de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde – 1 a 30 Julho
 Exposição de Finalistas de Pintura 08’09 – Faculdade de Belas Artes da UL – até 22 Agosto14 Julho 22 Agosto 2010
 Prémio NRW Jovem Cientista 2010 – até 15 Setembro
 Da Insuficiência Cardíaca ao Tromboembolismo Pulmonar – 22 de Outubro
 Matrículas e Inscrições – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
My Company

100 AnosPropriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa NIPC: 502662875  Periodicidade: Mensal  Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luís Pereira  Equipa Editorial:  Ana Raquel Moreira, Cristina Bastos, Isabel Varela, Joana Sousa, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Teixeira  Colaboração:  Gabinete de Relações Públicas, Internacionais e Comunicação  Versão Inglesa: AP|PORTUGAL- Language Services  Conceção: Metatexto, Lda. e-mail: news@medicina.ulisboa.pt  Sede do Editor e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa Estatuto Editorial Anotado na ERC 

  • Increase Font
  • Decrease Font
  • Black & White
  • Inverse Colors
  • Highlight Links
  • Regular Font
  • Reset
Real Accessability