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Livro Bioquímica em Medicina

By etavares On 31 Maio, 2010 Mais e Melhor | 2010 Comentários fechados em Livro Bioquímica em Medicina No tags

Caracterização da obra e apresentação dos editores
O título refere uma colectânea de trabalhos representativos e que nortearam, durante vinte e seis anos, o ensino/aprendizagem de Bioquímica do curriculum da licenciatura em medicina, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Nesse período, os Editores foram responsáveis pelo ensino de duas disciplinas. A disciplina de Bioquímica (designada por Bioquímica Celular depois de 1994) foi regida por João Martins e Silva entre 1978 e 1994 e, de 1994 a 2005, por Carlota Saldanha. A disciplina de Bioquímica Fisiológica foi regida de 1994 a 2005 por João Martins e Silva, também coordenador da área.

O texto está subdividido por três volumes, com a seguinte distribuição:

Volume I – Análise e Perspectivas: Capítulo 1- Contém artigos publicados em diversos jornais científicos, sobre o acesso e selecção de novos alunos, e o nível de conhecimentos específicos anteriores, evidenciados por alunos inscritos pela primeira vez em Bioquímica; Capítulo 2- Artigos publicados em que foram analisadas as características do ensino de Bioquímica em Medicina; Capítulo 3- Inclui dois relatórios pedagógicos apresentados em provas académicas.

Volume II – Metodologias e Programas de Estudo: Capítulo 4 – Programas de Estudo das disciplinas de Bioquímica Celular e Fisiológica, utilizados durante anos lectivos representativos; Capítulo 5 – Metodologias de ensino – aprendizagem no ensino pré e pós – graduado de Bioquímica aplicada em Medicina.

Volume III – Temas e Mapas Metabólicos de Bioquímica Fisiológica: Capítulo 6- Problemas e casos clínicos de aplicação bioquímica; Capítulo 7- Diagramas e outros esquemas utilizados no ensino.

A organização e sistematização da obra obedeceram aos seguintes critérios principais: Perspectivas e pressupostos da comunicação de conhecimento; Objectivos específicos das disciplinas; Respectivos conteúdos; Metodologias ensaiadas e possíveis.

Perspectivas e Pressupostos
A velocidade de expansão actual do conhecimento fundamental, que se reflecte quer no ensino quer na respectiva aplicação prática, torna rapidamente obsoletos, não só os conteúdos como, também, as metodologias e potencialidades práticas. Tal processo poderá explicar a evolução igualmente rápida dos tratados e outros textos de ensino, fazendo admitir a hipótese de que também factos e realizações concretizadas em passado recente perderam interesse. Todavia, não deverá esquecer-se que as evidências e sistemas em vigor resultaram de um longa cadeia de outros fenómenos, outras experiências e observações. Foi neste pressuposto que se baseou a publicação da colectânea de assuntos que constituem a obra presente. Em alternativa à edição de mais um tratado que incluísse a tradicional listagem de assuntos específicos, organizados nos moldes tradicionais, privilegiou-se a elaboração de um documento representativo da dinâmica de evolução do ensino da Bioquímica em Medicina na FMUL, sob a nossa responsabilidade, explanada nos objectivos, nos conteúdos programáticos, nas metodologias e nos intervenientes.

Definição de Objectivos
Houve que definir objectivos próprios de ambas as disciplinas, sem perder do horizonte que a sua primordial utilidade pedagógica deveria estar consonante à formação de futuros médicos. Ainda neste aspecto, mas num plano mais distanciado, pretendia-se que o ensino inculcasse nos alunos motivações para a pesquisa científica e para um continuado interesse pelos seus conteúdos, bem como para a respectiva racionalização e aplicação à prática clínica. A definição desses objectivos, gerais e também específicos, dependia da preparação académica dos alunos que ingressavam anualmente na FMUL, para iniciarem a aprendizagem da Bioquímica Celular no 1º ano do Curso. Esse problema não existia no 2º ano, em Bioquímica Fisiológica, atendendo a que a maioria dos alunos obtinha aproveitamento prévio em Bioquímica Celular. Houve a preocupação de conhecer, em testes diagnósticos realizados durante as primeiras aulas de Bioquímica Celular, a preparação e conhecimentos académicos revelados pelos alunos sobre questões gerais da matéria de Química que constava dos programas de acesso ao ensino superior. Os resultados obtidos estiveram muito aquém do que se esperaria, pelo que, durante alguns anos, o ensino da disciplina de Bioquímica Celular foi precedido por um curso condensado sobre os assuntos mais relevantes de Química Geral e Orgânica. Porém, atendendo a que os benefícios conseguidos eram desgastados pela redução da escolaridade indispensável para a leccionação do Bioquímica Celular, os cursos preparatórios foram interrompidos.

Conteúdos 
A delimitação e pertinência dos conteúdos a utilizar, a par com a introdução de um léxico próprio, atenderam ao nível de conhecimentos dos novos alunos. Esses conteúdos estiveram sob constante análise ano após ano, sujeitos a renovações e actualizações pontuais. Houve que consciencializar a complexidade, evolução e expansão dos novos conhecimentos em Bioquímica, directa e indirectamente relacionados com a formação médica e, na sequência, seleccionar e, ou substituir os que se verificassem menos adequados. Adicionalmente, a definição dos conteúdos foi enquadrada no conjunto e na distribuição de matérias do modelo curricular vigente, em particular o que resultou da implantação do novo programa, em 1994. Houve uma particular atenção para que os conteúdos fossem adquiridos pelos alunos através de níveis superiores do processo cognitivo. Ainda que a memorização de léxico e conteúdos fundamentais fossem importantes, pretendia-se que a aquisição factual decorresse através de exemplos e problemas concretos. Acresce o relevo dado à prevalência dos fundamentos nucleares, aos mecanismos em que intervinham e à relevância de aplicação médica potencial. Para o efeito, foram utilizados problemas de índole clínica elementar com implicações bioquímicas bem estabelecidas, utilizados quer na aprendizagem quer nas provas de avaliação.

Metodologias 
As modalidades a que se recorreu foram previamente testadas em diversas modalidades de ensino, optativo ou outro. Fundamentalmente, pretendia-se que a aprendizagem decorresse num clima motivador e receptivo às sugestões e críticas dos discentes. Nesse sentido foram promovidos, durante uma década e meia, cursos experimentais que testavam métodos analíticos, a par com seminários de índole teórica que enquadravam questões bioquímicas em situações patológicas comuns. Os resultados obtidos com as metodologias em referência, assim como a avaliação das respectivas potencialidades foram fundamentais para o processo pedagógico seguido nos cursos de Bioquímica Celular e Fisiológica, do núcleo curricular obrigatório.

Os autores da obra agradecem às Drªs Raquel Viegas e Helena Cabeleira o empenho e a dedicação com que organizaram a sessão de apresentação do livro “Bioquímica em Medicina”.

 

J. Martins e Silva
Professor Catedrático aposentado, Instituto de Bioquímica da Faculdade de Medicina de Lisboa, jsilva@fm.ul.pt

Carlota Saldanha
Professora Associada com agregação, Instituto de Bioquímica da Faculdade de Medicina de Lisboa, carlotasaldanha@fm.ul.pt

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 Alunos da FMUL em Projectos de Investigação na Área da Cardiologia
 Provas Académicas na Faculdade de Medicina da UL
 Publicações FMUL/HSM/IMM
 Implicações do Exercício Físico no doente
 Repercussão Cardiocirculatória do Treino Físico. Do Coração do Atleta à Morte Súbita
 Ecocardiografia de Esforço
 Para além da Genética: os Novos Desafios da Infertilidade Masculina
 100 anos de Medicina: uma perspectiva histórica [1910-2010] Parte II
 Colaboradores Insuspeitos na Investigação em Medicina
 Sobre aquilo a que chamam a bênção ou, como diria Jim Morrison, ‘This is the end, my friend’
 Pesquisar Ciência e Saúde
 Indicadores Hospitalares e da Actividade Pedagógica e Científica da C. Universitária de Cardiologia
 Lançamento do Livro Dormir é Bom, Dormir Faz Bem – 1 de Junho
 Acordo de Cooperação Científica entre Portugal e a Polónia – 2 de Junho
 Comunicar Ciência em Medicina-Curso Revisões Sistémáticas (…)-de 2 a 9 de Junho
 12.ª Conferência Europeia das Bibliotecas Médicas e da Ciências da Saúde – 16 a 18 de Junho
 III Fórum da Obesidade – 18 e 19 de Junho
 Homenagem ao Prof. Arsénio Cordeiro – 21 de Junho
 Bolsas Universidade de Lisboa / Fundação Amadeu Dias (2010/2011)
 Comunicar Ciência em Medicina – Preparação de Casos Clínicos para Publicação – 24 de Junho
 Bolsas de Investigação Científica 2010/2011
 Prémio Científico Casa da América Latina/Santander Totta
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100 AnosPropriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa NIPC: 502662875  Periodicidade: Mensal  Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luís Pereira  Equipa Editorial:  Ana Raquel Moreira, Cristina Bastos, Isabel Varela, Joana Sousa, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Teixeira  Colaboração:  Gabinete de Relações Públicas, Internacionais e Comunicação  Versão Inglesa: AP|PORTUGAL- Language Services  Conceção: Metatexto, Lda. e-mail: news@medicina.ulisboa.pt  Sede do Editor e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa Estatuto Editorial Anotado na ERC 

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