Bolsa Terry Fox atribuida ao Investigador do IMM João Barata
On 30 Abril, 2010 Notícias FMUL | 2010 Comentários fechados em Bolsa Terry Fox atribuida ao Investigador do IMM João Barata No tagsO investigador João Barata, Director da Unidade de Biologia do Cancro do Instituto de Medicina Molecular (IMM), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, foi um dos vencedores das bolsas Terry Fox.
Atribuídas pela Embaixada do Canadá e pela Liga Portuguesa contra o Cancro, estas bolsas distinguem, anualmente, projectos de investigação na área do Cancro. Este ano foram atribuídos 15 mil euros a cada um dos três projectos vencedores.
O projecto de João Barata, agora premiado, tem como objectivo estudar as alterações intracelulares que contribuem para a progressão da leucemia linfoblástica aguda (LLA), responsável por 25% de todos os cancros pediátricos e por 75% das leucemias infantis.
Para além do investigador do IMM, foram distinguidos mais dois projectos, um de ciência básica, dedicado à investigação do Cancro da mama, e um projecto de epidemiologia, apresentado pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.
Os fundos para estas bolsas são recolhidos na corrida anual Terry Fox. Desde o início da realização da corrida em Portugal, em 1995, já foram angariados perto de 480 mil euros e financiados 41 projectos de investigação na área do Cancro. A próxima corrida realiza-se a 8 de Maio, no Parque das Nações, em Lisboa, e está aberta a todos os interessados.
Terry Fox Fundation: http://www.terryfox.org/
Unidade de Comunicação e Formação,
Instituto de Medicina Molecular
ucom@fm.ul.pt